sábado, 31 de agosto de 2013

Arena das Dunas chega a 86% de conclusão

Por Murilo Dias
Arena das Dunas, Natal
FOTO: Governo Federal
Dentre as obras mais avançadas, as Arenas das Dunas, em Natal, e Arena Corinthians, em São Paulo, competem para ver qual será concluída primeiro. As obras paulistanas superaram 86% de conclusão e agora, com a instalação de parte da cobertura, a Arena das Dunas também chega a essa marca.

A média mensal de conclusão da obra em Natal é de 3,58%, a segunda maior dentre os estádios-sede da Copa do Mundo de 2014, perdendo apenas para a Arena Castelão, que já está pronta e foi utilizada na Copa das Confederações.

Segundo o site oficial do Governo Federal, 1800 operários trabalham na obra. A Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil pessoas e será palco de quatro jogos da Copa do Mundo. O custo total da obra é de R$ 423 milhões.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Visando Copa de 2014, profissionais de saúde iniciam capacitação

Por Agência Brasil

Rio de Janeiro – Médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde começaram hoje (28) um treinamento para atender à demanda de pacientes nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. No Rio, onde será disputada a final, haverá 120 profissionais treinados em vigilância sanitária e gestão de emergência em saúde pública. O curso, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, terá aulas presenciais e a distância, com término em junho de 2014.

As aulas serão teletransmitidas duas vezes por mês, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad. Esta é a segunda fase do projeto. A primeira etapa foi feita entre março e agosto deste ano e formou professores, que agora lecionam aos alunos selecionados.

Uma das professoras do curso, Cristiana Silveira, informou que, na primeira fase do programa, nove professores que se inscreveram, ou receberam indicação, foram selecionados. “Ele [o curso] está sendo ministrado nas cidades-sede da Copa do Mundo. Nós vamos fazer a especialização dos gestores de emergência em saúde pública, para que possa dar uma contribuição à Força Nacional do SUS nos estados-sede da Copa do Mundo”, disse.

A professora explicou que o curso vai exigir mais dos participantes do que dos instrutores, e será baseado em possíveis problemas que podem ocorrer durante a Copa do Mundo. “A gente vai utilizar uma metodologia ativa de ensino, uma metodologia que requer mais dos alunos do que dos instrutores. E vai ser sempre baseada em situações-problema”.

O veterinário Fernando Ferreira, que participará do treinamento em vigilância sanitária, disse que os profissionais de saúde foram selecionados com base na análise de currículos. “O processo seletivo foi baseado na análise do currículo. Eles fizeram a análise, selecionaram as pessoas que, pelo menos eu acho, têm mais aptidão para aplicar o curso. A expectativa é grande”.

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que possibilita às entidades de saúde de referência assistencial a participação no desenvolvimento do SUS, compartilhando tecnologias e experiências com outros hospitais. Em cada cidade, uma unidade de saúde foi escolhida para ministrar as aulas. O curso é executado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Com partida de abertura definida, Arena da Amazônia chega a 78% de conclusão

Por Murilo Dias
Arena da Amazônia (Junho/13)
FOTO: Governo Federal
As obras da Arena Amazônia chegaram a 78,77% de conclusão e a partida de abertura do estádio foi anunciada pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, durante a visita do comitê da FIFA ao estádio: Rio Negro x Nacional.
Cadeiras começaram a ser instaladas
Foto: 
UGP-Copa
- Nós já definimos que, para a inauguração da nossa Arena da Amazônia, faremos um belo Rio Negro x Nacional. O maior clássico do nosso futebol merece destaque. E eu gostaria, pessoalmente, de convidar vocês (operários) para serem os nossos convidados de honra na nossa inauguração. Podem vir, tragam a família, vocês são prioridade. Vocês fazem parte da historia desse legado – disse Omar.


A próxima etapa da obra é a instalação das 44.300 cadeiras, que, segundo a construtora, deve ser finalizada até outubro. O estádio será sede de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, todos da primeira fase.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Arena Pantanal se prepara para receber gramado

 Por Murilo Dias
Arena Pantanal em fase final
FOTO: Secopa - MT
A Arena Pantanal, estádio-sede de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, começou as primeiras obras para o plantio do gramado. Após alcançar 80% de conclusão e a retirada do maquinário usado na montagem da cobertura, a plantação terá seu início.

Segundo o engenheiro da obra, João Paulo Curvo, a fase do gramado é uma das últimas a serem feitas:

Foto: Secopa - MT
- Estamos com todas as frentes de serviço iniciadas na construção do estádio. A estrutura de cobertura já está sendo na fase de pré-montagem no solo. Assim como os pórticos, a peça será erguida em três partes, a parte de acabamento e o assentamento de cerâmicas estão em ritmo acelerado e, com a preparação do gramado, entramos na reta final da obra.

O campo terá as dimensões de 105m x 68m e o plantio ocorre em 6 fases. A primeira delas é a terraplanagem do solo, seguida da colocação de brita e pedrisco. Após isso, os tubos de irrigação são instalados, acompanhada pela instalação do colchão de areia e do top soil (adubo). Apenas depois de todas essas etapas a grama é plantada.

O estádio, que será sede de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, tem capacidade para 44 mil pessoas. A obra está orçada em R$ 519,4 milhões.

domingo, 25 de agosto de 2013

FIFA acredita em sucesso da Copa; "Estamos mais tranquilos e temos certeza de que será ótima"

Por Murilo Dias
Ronaldo, Valcke e Marín, em entrevista coletiva
Foto: André Durão
A comitiva da FIFA, liderada pelo já conhecido secretário-geral, Jerome Valcke, fez nova visita ao Brasil nesta semana. Valcke visitou alguns estádios e, apesar dos atrasos, diz estar mais tranquilo e crê no sucesso da Copa do Mundo de 2014.

- Precisamos terminar seis estádios, mas não há dúvidas sobre o sucesso que teremos. Ainda temos muito trabalho para fazer, mas estamos mais tranquilos e temos certeza de que será ótima para a Fifa e o Brasil – afirmou Valcke.

Sobre a segurança do evento e a possibilidade de nova onda de protestos em 2014, o secretário disse confiar no Governo brasileiro:
Visita da comitiva à Arena Corinthians
Foto: Getty Images
- Tivemos algo grande como a Copa das Confederações. Trabalharmos juntos (COL, Fifa e autoridades locais). Foi um sucesso. Não estou falando da conquista da seleção brasileira. Estou falando dos torcedores, da organização, dos estádios. Isso passa um conforto. Não tenho duvida de que será uma Copa de sucesso, independentemente do que acontecer com a seleção brasileira. O governo nos dá suporte, e temos confiança de que existe o apoio de todos. Mas é claro que não posso dizer que estamos relaxados, pois ainda temos muito trabalho a fazer.

A entrevista coletiva foi realizada no estádio do Maracanã, após a visita da comitiva aos estádios de São Paulo, Cuiabá e Manaus. Além de Jerome Valcke, estavam presentes o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, Ronaldo e o presidente da CBF, José Maria Marín.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Com Henrique, Maicon e Ramires, Felipão divulga lista de convocados para amistoso

Por Murilo Dias
Luiz Felipe Scolari, Felipão
FOTO: AFP
A lista de convocados para os dois próximos amistosos da seleção brasileira foi divulgada nesta quarta-feira pelo técnico Luiz Felipe Scolari, Felipão. As novidades da convocação ficaram por conta da volta de Ramires (Chelsea), Maicon (Roma) e Henrique (Palmeiras).

Capitão do Palmeiras volta para a Seleção
FOTO: Mowa Press
Os amistosos são contra a seleção da Austrália, no dia 7 de setembro, em Brasília, e contra a seleção de Portugal, 10 de setembro, nos Estados Unidos.

Em relação à convocação para o amistoso contra a SuíçaFelipão promoveu quatro alterações. O lateral Jean (Fluminense) não foi convocado. Além disso, Ramires, Maicon e Henrique voltaram a ser convocados. Ambos já haviam disputado partidas pelo Brasil, inclusive, os dois primeiros já disputaram Copas do Mundo com a seleção brasileira.

Goleiros
Julio César (Queens Park Rangers)
Jefferson (Botafogo)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (Paris Saint-Germain)

Zagueiros
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Henrique (Palmeiras)

Volantes/Meias
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernando (Shakhtar Donetsk)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Hernanes (Lazio)
Oscar (Chelsea)

Atacantes
Neymar (Barcelona)
Fred (Fluminense)
Bernard (Shakhtar Donetsk)
Lucas (Paris Saint-Germain)
Hulk (Zenit)
Jô (Atlético-MG)

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Venda de ingressos nas primeiras horas supera Copas da África e da Alemanha

Por Murilo Dias
Torcida se fará presente na Copa no Brasil
FOTO: AFP
Os ingressos para a Copa do Mundo começaram nesta quarta-feira e a FIFA já registra recordes de vendas. Na primeira hora de vendas, mais de 80 mil ingressos foram requisitados. Em 7 horas de vendas, 1 milhão de ingressos.

O número supera as vendas iniciais das últimas duas Copas do Mundo (África do Sul, 2010 e Alemanha, 2006). Em relação à Copa na África, o número de ingressos vendidos foi quatro veze menor, sendo 216 mil nas primeiras 24 horas. Já em relação à Copa na Alemanha, as vendas brasileiras foram duas vezes maiores nessas primeiras 24 horas.

Os países onde foram vendidos mais ingressos Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile e Inglaterra. Para entender como a venda está sendo feita, clique aqui:

Venda de ingressos para a Copa do Mundo começa nesta quarta-feira: 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Venda de ingressos para a Copa do Mundo começa nesta quarta-feira

Texto do site do Governo Federal brasileiro sobre a Copa de 2014
Foto: Divulgação
Tem início, a partir das 7h desta terça-feira (20.08), no horário de Brasília, a venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Nesta primeira fase, a oferta será de um milhão de tíquetes. Os interessados não precisam se apressar para tentar comprar as entradas para os jogos do Mundial: as solicitações realizadas até 10 de outubro farão parte de um sorteio, em que todas têm chances iguais de serem contempladas.

O único canal legal para a venda dos ingressos é o site FIFA.com. Ali o torcedor deve fazer um cadastro e criar uma conta para a compra dos tíquetes. Uma vez feito o registro, é hora de escolher os bilhetes desejados.

Existe um limite de quatro ingressos por jogo para um universo de até sete partidas. Ou seja, o solicitante pode adquirir entradas para ele e para até três convidados em cada disputa e, dos 64 jogos, ele deve eleger sete. E não podem ser jogos do mesmo dia. Na solicitação, também é necessário indicar dados como nome, CPF, RG e data de nascimento não só do comprador, mas também dos convidados.

Mapa e categorias
No momento da solicitação, o torcedor escolhe a categoria dos ingressos desejados. A categoria 1 é a mais nobre e cara, seguida da 2 e da 3, com preços menores e em locais não tão privilegiados quanto os da categoria 1. Para essas três, os idosos podem solicitar meia entrada. Pessoas com deficiência podem adquirir ingressos nos valores da categoria 3, e é possível solicitar uma entrada para um acompanhante. Mas é importante ressaltar que esse ingresso extra, apesar de gratuito, deve ser pedido, não é automático.

Já a categoria 4 é especial: tem os preços mais em conta e é dedicada apenas a residentes no Brasil. Nela, idosos, estudantes e participantes do programa Bolsa Família pagam meia e têm prioridade no sorteio dos ingressos.  Nesta primeira fase de vendas, pelo menos 300 mil tíquetes serão alocados na categoria 4.

O torcedor não poderá escolher o assento específico no estádio, o que seria impossível neste momento, já que metade das arenas da Copa ainda está em fase de obras. Mas, ao solicitar os ingressos, o interessado poderá ver um mapa com a divisão das categorias em cada estádio e ter uma ideia de onde poderá se sentar ao adquirir tíquetes de cada uma das categorias. No fim da solicitação, o torcedor poderá sinalizar se gostaria de comprar ingressos de outra categoria caso não seja sorteado para a escolhida por ele inicialmente.

“No site FIFA.com, há um mapa para cada estádio, para que o torcedor saiba onde pode se sentar. Vamos apresentar o pior cenário, para que ele saiba, por exemplo, que pode se sentar atrás do gol se comprar determinada categoria”, explicou o diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil.

Entrega a domicílio
Uma novidade para o Mundial de 2014 é a possibilidade de receber os ingressos em casa. O solicitante deverá pagar um frete pelo serviço, e o valor será conhecido no momento em que ele receber a confirmação da compra dos ingressos, caso seja sorteado.  Ao solicitar os tíquetes, o torcedor indica se está interessado ou não pela entrega a domicílio.

A opção de entrega a domicílio só será possível para os torcedores que não comprarem ingressos com descontos. Assim, nos casos de idosos (em qualquer categoria de ingressos) e de estudantes e integrantes do programa Bolsa Família na Categoria 4, o solicitante deve ir pessoalmente aos centros de ingressos e levar comprovantes do direito a esses descontos, como a identidade de um idoso ou a carteirinha de estudante.

Três formas de comprar ingressos
Na primeira fase, é possível comprar ingressos de três formas. A primeira opção é escolher até sete jogos diversos. A segunda  é eleger uma seleção e adquirir o pacote de ingressos para o caminho desta equipe. Caso ela não passe da fase de grupos e o solicitante tenha comprado um pacote de tíquetes que inclua os jogos decisivos, por exemplo, ele passa a seguir o vencedor do respectivo grupo. (leia os detalhes no guia de ingressos).

A terceira opção é comprar os jogos para uma sede específica: neste caso, é importante ficar atento porque os pacotes para cada estádio não incluem a partida de abertura, nem jogos de quartas-de-final, semifinais ou final. Esses devem ser adquiridos separadamente, sempre respeitando o limite de sete jogos por pedido.

As solicitações feitas até 10 de outubro passarão por sorteio nos dias subsequentes e os torcedores serão avisados se tiveram os pedidos atendidos até 4 de novembro.  De 5 a 28 de novembro, haverá um período de compra por ordem de encomenda, ainda na primeira fase.

Outras fases
A segunda etapa de vendas começará em 8 de dezembro de 2013 (dois dias após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo). A partir daí, os torcedores já poderão saber onde cada seleção jogará. O período estará aberto para solicitações até 30 de janeiro de 2014. Também haverá sorteio e os compradores saberão se tiveram ou não sucesso nos pedidos até 25 de fevereiro. Ainda na segunda fase, haverá venda por ordem de encomenda, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de abril de 2014.

A terceira fase, chamada de etapa de venda de última hora, terá início em 15 de abril de 2014 e só será finalizada no dia da final do torneio (13 de julho de 2014). Nesse caso, haverá venda online no site FIFA.com e também nos Centros de Ingressos que serão disponibilizados nas 12 sedes da Copa.  A FIFA já informou que está estudando com as cidades os locais mais acessíveis para esses centros, e que haverá mais opções de endereços por sede em comparação à Copa das Confederações. A previsão de abertura dos centros de ingressos é em 15 de abril, para que as pessoas possam buscar os tíquetes o mais cedo possível.

O torneio será realizado entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014, com a participação de 32 países. Já estão classificados para a Copa as seguintes seleções: Brasil (por ser o país-sede), Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul. As Eliminatórias de todos os continentes vão terminar até novembro de 2013.

VEJA MAIS:
Ingressos mais baratos da história para a Copa de 2014, diz FIFA - 

FIFA divulga preços dos ingressos para Copa do Mundo; mais barato custa R$ 30 - http://copasnobrasil.blogspot.com.br/2013/07/ingressos-mais-baratos-da-historia-para.html


sábado, 17 de agosto de 2013

Correndo contra o tempo, Arena da Amazônia chega a 76% de conclusão

Por Murilo Dias
Foto: Agecom
A missão de entregar a Arena Amazônia dentro do prazo estabelecido, dezembro de 2013, é difícil, mas os construtores da obra deram um grande avanço e chegaram a 76% de conclusão. Atrasada, a Arena tinha apenas 1,83% de crescimento ao mês, precisando alcançar 6% para ser entregue a tempo.
Foto: Agecom
- A montagem da fachada e cobertura está entrando em um ritmo mais acelerado e em paralelo temos a preocupação em manter o restante da obra dentro do cronograma para entregarmos o estádio em dezembro, conforme determinação do governador Omar Aziz – disse Miguel Capobiango, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa do Amazonas.

O custo da obra subiu para R$ 605 milhões, com um aumento de aproximadamente R$ 55 milhões, desde a última atualização. O valor inicial para a construção do estádio era de R$ 515 milhões. A Arena da Amazônia será palco de 4 jogos da Copa do Mundo de 2014.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Arena das Dunas iguala Arena Corinthians e atinge 84% de conclusão

Por Murilo Dias
Arena das Dunas, Natal
Foto: Flycam
O estádio-sede de Natal, a Arena das Dunas, atingiu 84% de conclusão das obras e não terá problemas para ser entregue dentro do cronograma esperado. Junto com a Arena Corinthians, em São Paulo, são as que têm obras mais avançadas.

O gramado do estádio começou a ser plantado nesta semana (dia 14) e está sendo tratado com muito cuidado pelos responsáveis pela obra.

-O gramado é a parte principal de um estádio e tem que ser feita com muito cuidado. Fizemos a drenagem, a irrigação e agora estamos coroando com o plantio da grama, onde concluiremos o plantio em apenas dois dias e pelos próximos 90 dias teremos a fase de maturação - disse engenheiro responsável pela obra, Charles Maia ao site GLOBOESPORTE.COM

Além da grama, a próxima etapa é a conclusão da cobertura do estádio, que teve início no final do mês de julho. A Arena das Dunas está orçada em R$ 350 milhões e terá capacidade para 45 mil torcedores.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Com gol contra e confusão, Brasil perde amistoso para Suíça

Por Murilo Dias
Errou o lado, Dani...
Foto: Mowa Press
A partida entre Suíça e Brasil teve mais tapas que gols. Ao final do jogo, apenas um brasileiro havia balançado as redes, entretanto, do lado errado. Com gol contra de Daniel Alves, a Suíça venceu o amistoso realizado na tarde desta quarta-feira.

Com duas mudanças no time titular, em relação ao titular da Copa das Confederações, o Brasil entrou em campo com Jefferson, Daniel Alves, Thiago Silva, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk Neymar e Fred. Jefferson, que assumiu a vaga de Júlio Cesar, fechou o gol brasileiro com importantes defesas e Dante entrou no lugar de David Luiz, poupado.

Confusão entre Suíça e Brasil
Foto: Mowa Press
O jogo em média foi movimentado, com boas jogadas de Neymar e um chute de Paulinho no travessão suíço. Um principio de confusão envolvendo o camisa 10 do Brasil e 11 do Barcelona, que teve ajuda do lateral Marcelo, contra alguns jogadores adversários. Após empurrões e alguns tapas, cartão amarelo para Neymar.

Logo no inicio da segunda etapa, Dani Alves finalizou cruzamento vindo do lado esquerdo da defesa brasileira. Tinha a intenção de mandar para escanteio, porém marcou um golaço, colocando a bola no ângulo, sem chance de defesa para Jefferson. O Brasil tentou, mas não conseguiu passar pela defesa da Suíça, que tem tradição por ser um time defensivo. Mantendo a média das últimas partidas, a seleção europeia se manteve sem levar gols.

A próxima partida da seleção brasileira será em território nacional, no dia 7 de setembro, em Brasília, contra a Austrália.

FICHA TÉCNICA: Suíça x Brasil

GOLS: Daniel Alves, contra – 2 minutos, 2º tempo

SUÍÇA: Benaglio, Lichtsteiner (Lang), Senderos (Schär), Klose e Rodríguez; Behrami, Džemaili (Schwegler), Shaqiri (Mehmedi), Xhaka e Stocker (Barnetta); Seferovic (Gravanovic).
Téc: Ottmar Hitzfeld

BRASIL: Jefferson, Daniel Alves (Jean), Thiago Silva, Dante e Marcelo (Maxwell); Luiz Gustavo (Fernando), Paulinho e Oscar (Hernanes); Hulk (Lucas), Neymar e Fred (Jô)
Téc: Luiz Felipe Scolari

Local: St. Jakob Park, Basileia (Suíça)

Data e hora: 14/08/13, às 15h45

Árbitro: Aytekin Deniz (ALE)

Após título da Copa das Confederações, Brasil encara Suíça em jogo amistoso

Por Murilo Dias

A seleção brasileira faz na tarde desta quarta-feira (14) o primeiro jogo após a conquista da Copa das Confederações. Em jogo amistoso, o Brasil encara a Suíça, às 15h45.

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, Felipão fez poucas alterações em relação ao grupo que foi campeão. Dos jogadores que participaram da Copa das Confederações, apenas Diego Cavalieri, Réver e Filipe Luís ficaram de fora. As novidades a novidade é o lateral Maxwell, do PSG.

VEJA MAIS:
Com uma novidade, Felipão divulga convocados para amistoso:

O lateral, em entrevista à CBF TV, revelou ser um privilegio participar do grupo da seleção:

- Você vê o ambiente, a alegria de um ver o outro e fazer parte do grupo é um privilegio. Estou feliz pela oportunidade e por estar revendo amigos. Todos me receberam muito bem.

Marcelo e Oscar
Foto: CBF
Apesar do título da Copa das Confederações, a meta do Brasil é não perder o foco e seguir com dedicação para continuar progredindo. Este discurso foi repetido pelo capitão Thiago Silva, o técnico Felipão e pelo zagueiro Dante em entrevistas.

A única de Felipão para a partida é o zagueiro David Luiz, que, sentindo dores no joelho esquerdo, não participou do treino ao lado de seus companheiros e fez tratamento específico no hotel.

Do outro lado, a Suíça faz uma ótima campanha nas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014, com 14 pontos em 6 jogos disputados, tendo 4 vitórias e 2 empates.

FICHA TÉCNICA: Suíça x Brasil

SUÍÇA: Benaglio, Lichtsteiner, Senderos, Klose e Rodríguez; Behrami, Džemaili, Shaqiri, Xhaka e Stocker; Seferovic (Gavranovic).
Téc: Ottmar Hitzfeld

BRASIL: Júlio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, Dante (David Luiz) e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.
Téc: Luiz Felipe Scolari

Local: St. Jakob Park, Basileia (Suíça)

Data e hora: 14/08/13, às 15h45

Árbitro: Aytekin Deniz (ALE)

Transmissão: Globo e SporTV

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cobertura verde na Arena Corinthians irrita e torcedores picham Parque São Jorge

Por Murilo Dias
"Não à cobertura verde" Corinthians é preto e branco"
"Cobertura do estádio verde? Piada de mal gosto"
Foto: Reprodução
A torcida do Corinthians ficou muito incomodada com a cor da cobertura do Itaquerão e pichou o muro do Parque São Jorge. A cor verde, de seu arquirrival Palmeiras, não foi bem vista pela torcida alvinegra.

A obra da Arena Corinthians já alcançou 84% de conclusão e é uma das mais avançadas dentre os estádios-sede da Copa do Mundo. O estádio será utilizado na abertura e de mais cinco jogos da Copa, sendo eles da primeira fase e das fases oitavas e semifinal.

Veja a cobertura do estádio corinthiano:
Foto: FIFA

domingo, 11 de agosto de 2013

Com a possibilidade de protestos, ministro garante Copa do Mundo e Olimpíada

 Por Murilo Dias
Ministro Aldo Rebelo
Foto: EFE
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em entrevista realizada pela EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), afirmou que tanto a Copa do Mundo de 2014 como as Olimpíadas de 2016 irão acontecer, mesmo se houverem protestos como os deste ano.

Protesto durante jogo da Copa das Confederações
Foto: Daniel Carvalho
Para Aldo, o Brasil permitirá que a população se manifeste, mas reitera que os eventos serão realizados dentro dos direitos democráticos, fazendo com que aqueles que queiram assistir os jogos e participar das atividades, consigam realizar suas vontades.

- O Brasil vai organizar a Copa, as Olimpíadas, e vai fazer uma Copa exemplar. Se houver protestos, vamos assegurar o direito democrático às manifestações, mas vamos assegurar o direito da população de ter o evento que o Brasil assumiu. Como na Copa das Confederações, as manifestações aconteceram, mas os jogos também aconteceram, o Brasil foi campeão, tornou melhor o resultado e assim vamos fazer na Copa do Mundo. O Brasil vai fazer a Copa dentro da democracia, permitindo que a população se manifeste, mas ao mesmo tempo tendo clareza de que isso não pode ultrapassar a ordem democrática do país.

Ainda sobre as manifestações, o Ministro disse que faz parte da cultura do Brasil, porém condenou o vandalismo e aqueles que protestam com o rosto escondido:

- As manifestações no Brasil têm tradição. O Brasil sempre foi um país onde as ruas falaram, de forma pacífica e até de forma violenta, quando as manifestações tentaram se sobrepor à ordem democrática do país. Naturalmente, isso tem que ser enfrentado. Eu fiz manifestações no Brasil inteiro, na época da ditadura, mas nunca fui mascarado, nunca depredei, nunca assaltei. Manifestações que vão pra rua para quebrar, para roubar, não são manifestações democráticas, a população sabe.

sábado, 10 de agosto de 2013

Com 84% de conclusão, Arena Corinthians é uma das mais avançadas

Por Murilo Dias
Arena Corinthians
Foto: Divulgação
O local da abertura da Copa do Mundo de 2014, a Arena Corinthians, alcançou 84,42% de conclusão das obras no mês de julho e é um dos estádios-sede mais avançados. Com o gramado já plantando e já recebendo tratamento, o próximo passo e a conclusão da cobertura.
Estádio do Corinthians com cobertura verde
Foto: FIFA
O relatório da obra foi atualizado pela construtora Odebrecht, já que o relatório de julho apontava 82% de termino. Segundo o site da Odebrecht, Os telhados dos prédios leste e oeste estão em fase final de acabamento, enquanto os primeiros dos 89 camarotes do setor oeste já ganham paredes, pisos e as portas de vidro que dividem suas partes internas e externas, onde ficarão os assentos.

Com preço de R$ 855 milhões, a Arena Corinthians será palco da abertura e de mais cinco jogos da Copa, sendo eles da primeira fase e das fases oitavas e semifinal. 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Com 80% de conclusão, Arena Pantanal será entregue em outubro

Por Murilo Dias
Arena Pantanal - julho
Foto: Divulgação

O mês de julho foi de muito trabalho na Arena Pantanal, estádio-sede da Copa do Mundo da cidade de Cuiabá. As obras do estádio chegaram a 80,26% de conclusão, com avanço de 7% apenas em julho.

Arena Pantanal - junho
Foto: Divulgação
A estrutura básica da cobertura foi finalizada pela construtora Mendes Júnior. O próximo passo é instalar os itens metálicos sobre as estruturas. A previsão é que o estádio fique pronto no mês de outubro, sendo um dos mais avançados.

O Governo do Mato Grosso pediu, recentemente, um empréstimo emergencial de R$ 120 milhões, pedido que foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Com o aditivo, o orçamento ficou em R$ 537,7 milhões.