sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Após Copa do Mundo, Arena da Amazônia pode virar presídio

Por Murilo Dias
Arena da Amazônia
FOTO: Divulgação
A Arena da Amazônia, estádio em construção para a Copa do Mundo de 2014, pode virar um local para averiguação de presos, segundo proposta do desembargador Sabino Marques, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Amazonas.

As informações de Sabino indicam que a Manaus, onde a Arena está localizada, possui duas vezes mais o número de detentos que suporta. Devido a isso, ele sugeriu que o estádio fosse usado para triagem inicial dos presos.
Sabino Marques
FOTO:  TJAM
- Pode ser a Arena da Amazônia ou outro local como o Povos da Amazônia. O certo é que temos esse vácuo, essa lacuna (falta de espaços para triagem). E, se tem um espaço vazio, vamos ocupar. É o primeiro momento. Nós temos mais áreas, mas  a ideia central é um centro de triagem. Ninguém vai ficar deitado na grama. Vamos ter uma equipe multidisciplinar cuidado desses presos.

Palco de quatro jogos da Copa de 2014, todos da primeira fase, e com orçamento de R$ 605 milhões, o estádio é mais um que corre o risco de se tornar mais um elefante branco no Brasil. Para evitar isso, Sabino afirma que a Arena será usada para fins educativos ou de saúde pública:

- Até torço, passando a Copa, que sirva para outras atividades de atendimento à saúde e educação, por exemplo. Mas, mesmo levando em conta que vai ser para a prática esportiva, eu creio que terá espaços extremamente ociosos.

As obras da Arena Amazônia preocupam o Comitê Organizador da Copa do Mundo. Apesar disso, a Arena chegou a 80,33% de conclusão no mês de setembro. Até o final do mês, a previsão é que o gramado seja plantado.

*Entrevista realizada para o site Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário