segunda-feira, 16 de setembro de 2013

FIFA e Comitê Organizador reabrem inscrições para Programa de Voluntários da Copa do Mundo

Por Governo Federal
Programa de Voluntariado está reaberto!
FOTO: LOC
O Comitê Organizador Local (COL) e FIFA reabriram nesta segunda-feira (09.09) o Programa de Voluntários da Copa do Mundo Brasil 2014. O objetivo é recrutar 15 mil voluntários que atuarão nas 12 cidades-sede do Mundial. O anúncio foi feito no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A Arena Pantanal, que está sendo construída na capital do Mato Grosso, receberá quatro partidas da competição, todas válidas pela primeira fase.

“O sucesso operacional da Copa das Confederações deveu-se em grande parte ao apoio dos voluntários. Na Copa do Mundo, a história se repetirá em escala muito maior”, afirmou o gerente de voluntários do COL, Rodrigo Hermida. Ele explica que a ideia agora é diversificar o perfil do voluntário. “Queremos ampliar a diversidade sócio-cultural. Falar outro idioma é importante, mas existem atividades para todas as pessoas, de todas as idades”, afirmou Hermida.

As inscrições serão abertas, inicialmente, por 15 dias, pois o programa já tem 130 mil cadastrados, incluindo os voluntários que participaram da Copa das Confederações da FIFA em junho deste ano. Dependendo do número de inscritos, uma nova janela de 15 dias poderá ser utilizada. O processo seletivo, que começa em outubro de 2013, inclui treinamento online, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais. Quem já fez o cadastro anteriormente não precisa refazê-lo, mas podem atualizar os dados no site da FIFA.

“Recebemos mais de cinco mil e-mails de pessoas que ainda querem se inscrever e consideramos um número significativo. Queremos melhorar ainda mais o grupo já existente. Todos podem participar”, completou Hermida. Segundo ele, 80% da procura recente é de voluntários estrangeiros. “Para nós, é esse mix de cultura que interessa e que favorece a construção de um legado cultural para o Brasil”, observou.

O lançamento do programa também contou com a presença do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli. Responsável pelo Brasil Voluntário, programa de voluntariado do governo federal, Cappeli reforçou a importância dos voluntários no evento. “O Brasil vai mostrar pro mundo sua capacidade de realizar um grande evento e receber bem os visitantes. Esse é o grande papel do voluntário”, observou. “Nosso objetivo agora é integrar ainda mais os voluntários e fazer um grande programa de voluntariado para o país, que vai mostrar ao mundo o que nós temos de melhor”, concluiu.

Também estiveram presentes ao evento o governador do Mato Grosso, Sinval Barbosa, e o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, além do voluntário André Luis Sousa, cuiabano que atuou na abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, em Brasília, e estará na Copa do Mundo da FIFA, e Igor Mota, capitão do Cuiabá Arsenal e da seleção brasileira de futebol americano, representando o esporte mato-grossense.


Etapas
Na primeira etapa do programa da FIFA, os voluntários passam por dinâmicas de grupo e entrevistas nas cidades-sede previamente agendadas. Os pré-selecionados passam para um treinamento virtual sobre a Copa e, caso aprovados, passam para a última fase, de alocação dos setores onde irão atuar, e um treinamento específico, já no mês de realização do evento. São mais de 50 funções, divididas em diversos locais de atuação, entre eles aeroportos, estádios, hotéis e pontos de mobilidade.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos poderá participar.  Em 2012, a primeira janela de inscrições teve a participação de quase 130 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário