terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Arena da Amazônia fecha 2013 com mais de 94% de conclusão

Por Portal da Copa
E os 100%, oh...
FOTO: Divulgação
Na última semana de 2013, a construção da Arena da Amazônia, em Manaus, alcançou 94,1% de execução das obras. A previsão de entrega é no início de 2014, quando o novo estádio poderá ser aberto para visitação pública.
FOTO: Divulgação
De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto, o governo do Amazonas e a construtora Andrade Gutierrez ainda estão estudando o impacto da paralisação ocorrida há duas semanas para posteriormente definir a nova data de entrega.

"Ainda não temos uma data exata para a inauguração. Ainda estamos analisando o cronograma previsto e o impacto da paralisação na construção da cobertura e fachada, isto é preponderante para que saibamos o dia que podemos inaugurar a Arena", afirmou Capobiango.

De acordo com ele, a finalização da cobertura é a principal frente de trabalho atualmente em execução. Além do trabalho em altura, os acabamentos de piso e paredes, instalações de sistemas hidráulicos e elétricos, vidros e acabamentos externos também estão em execução.

No próximo dia 20 de janeiro o Governo do Amazonas irá receber novamente a comitiva da FIFA, Comitê Organizador Local (COL) e governo federal. Na ocasião, eles farão uma visita à cidade e à Arena da Amazônia. O novo estádio de Manaus receberá quatro partidas do Mundial do ano que vem.

domingo, 29 de dezembro de 2013

FIFA disponibiliza novos ingressos para abertura e final

Por João Vieira
FIFA, presidida por Joseph Blatter (foto), permitiu compra de novas entradas
FOTO: GETTY IMAGES

Embora tivesse anunciado que os ingressos para os jogos de abertura e final da Copa do Mundo de 2014 estavam esgotados, a FIFA liberou em seu site novas entradas para essas partidas. Contudo, esses bilhetes pertencem a uma cota especial da qual somente torcedores das seleções que disputarão esses jogos poderão usufruir. Assim, no primeiro encontro, no dia 12 de junho, apenas brasileiros e croatas – ou habitantes desses países – poderão se candidatar às vagas restantes.
Por outro lado, na decisão da Copa qualquer pessoa poderá solicitar ingressos, uma vez que ainda não se sabe quais seleções disputarão tal partida. Caso sua equipe não chegue à final, a FIFA reembolsará o valor pago e a entrada comprada será repassada a um torcedor de um dos times finalistas.
Assim como o último jogo, a venda para os brasileiros a partir das oitavas de final depende do avanço da seleção no Mundial.
A solicitação para essa cota especial deverá ser feita através do site da FIFA. Todos os tickets serão distribuídos por meio de sorteio realizado pela entidade. Haverá em todos os jogos do campeonato uma reserva de 8% dos bilhetes para esse tipo de cota.
Enquanto as vendas para o sistema de cotas seguem até o dia 7 de fevereiro, os ingressos pertencentes à fase geral de bilhetes, sem distinção por país, permanecem disponíveis até o dia 30 de janeiro.

Espanha anuncia Curitiba como cidade-sede para Copa do Mundo de 2014

Por Beatriz Baptista 
Curitiba é campeã aos olhos da Espanha
FOTO: Getty Images
A atual seleção campeã do mundo escolheu o Centro de Treinamento do Atlético-PR para ser sua base durante a Copa. O CT do Caju é localizado em Curitiba, que por sua temperatura mais amena foi um dos motivos da escolha da seleção. Além de ter um hotel em sua área que garante mais segurança e controle ao acesso de pessoas.

Centro de Treinamento Alfredo Gottardi
FOTO: Site Atlético Paranaense
Outra razão que fez com que a decisão fosse tomada foi pelo último jogo da fase de grupos que será contra o Chile na Arena da Baixada. Os dirigentes elogiaram muito o local. 

Segundo o espanhol Juan Samaranch, “de todos os CTs que visitamos aqui no Brasil, este do Atlético Paranaense é o que mais nos impressionou devido à ótima estrutura apresentada”, afirmou.

O CT do Caju tem uma área total de 220mil m², com oito campos oficiais, além de quadra de tênis, cancha de futebol de areia e quadra poliesportiva. Com dois hotéis, sendo que o principal é para atender os atletas com 40 apartamentos.

A Espanha que está no grupo B, como cabeça de chave, que também conta com Holanda, Chile e Austrália. 

sábado, 28 de dezembro de 2013

Imagem da terceira camisa da seleção brasileira é divulgada na internet

Por Murilo Dias
Possível camisa do Brasil para Copa do Mundo
FOTO: footyheadline
O blog norte-americano footyheadlines.com divulgou na véspera de Natal (24/12) a possível terceira camisa da seleção brasileira. A Nike não inovou na nova camisa, apresentando poucas novidades em relação às versões anteriores.

A principal mudança está em relação à cor, abandonando o preto e adotando um azul-marinho, modelo ainda bem escuro. O símbolo da Nike e o escudo da CBF aparecem em dourado, assim como outros detalhes do uniforme.
Camisa 3 do Brasil - modelo 2013
FOTO: Divulgação
Segundo a reportagem da Folha de SP, a Nike não irá comentar o vazamento, tampouco confirma que a camisa é real ou apenas um protótipo montado pela empresa.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Primeiros jogos na Arena das Dunas serão no dia 26 de janeiro de 2014

Por Portal da Copa
ABC x Alecrim e  América-RN x Confiança-SE
FOTO: Divulgação

Arena das Dunas
FOTO: Divulgação
Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Consórcio OAS, responsável pela construção, anunciaram, nesta terça-feira (24.12), que os primeiros jogos da Arena das Dunas serão disputados no dia 26 de janeiro de 2014. As partidas inaugurais do estádio de Natal serão ABC x Alecrim (pelo Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte) e América-RN x Confiança-SE (pela Copa do Nordeste).

A governadora do estado, Rosalba Ciarlini, afirmou também, em entrevista coletiva, que a arena será inaugurada simbolicamente no dia 31 de dezembro de 2013. “Será uma maneira de darmos as boas-vindas a 2014 e mostrar a todos que conseguimos cumprir com a nossa palavra e entregar a Arena para a população”, disse a governadora.

“Esperamos a visita da presidenta Dilma Rousseff entre os dias 10 e 20 de janeiro, quando acontecerá a inauguração oficial do nosso estádio”, disse Rosalba Ciarlini.

Arena das Dunas
FOTO: Divulgação
A Governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada do diretor do DER, Demétrio Torres, do diretor-presidente da Arena, Charles Maia e do secretário de Esportes, Joacy Bastos, falou à imprensa sobre os avanços da obra e o cronograma de eventos, já marcados para o mês de janeiro. No próximo dia 31 de dezembro a Arena das Dunas será simbolicamente inaugurada, quando o equipamento será totalmente iluminado. “Será uma maneira de darmos as boas-vindas a 2014 e mostrar a todos que conseguimos cumprir com a nossa palavra e entregar a Arena para a população”, disse a Governadora.

O diretor-presidente da Arena das Dunas, Charles Maia, explicou que o estádio está passando por fase de finalizações e de testes. “Já estamos testando todas as instalações, os equipamentos de som, imagens e iluminação”. Ele afirmou que no mês de maio o consórcio OAS repassa oficialmente o estádio para a administração da FIFA.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Seleção da Espanha encerra o ano no topo do Ranking FIFA; Brasil em 10º

Por Murilo Dias
Mais um ano de liderança espanhola!
FOTO: AP
A FIFA divulgou o Ranking mundial das seleções e, pelo sexto ano consecutivo, a Espanha aparece em primeiro lugar. A seleção brasileira também permaneceu na posição em que estava no último ranking, 10º lugar.

O top 10 não teve alteração, com isso, as mudanças ficaram a cargo de seleções como França e México, que caíram uma posição, ambas, ficando em 20º e 21º, respectivamente. Franceses e mexicanos foram ultrapassados pela seleção da Bósnia, que agora ocupa a 19ª colocação.

Veja o Ranking oficial:
FOTO: Reprodução/FIFA

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A Seleção brasileira virou o jogo em 2013

Por FIFA
O ano do Brasil!
FOTO: Getty Images
Quando Luiz Felipe Scolari subiu ao palanque para dar sua primeira entrevista coletiva novamente como técnico da Seleção Brasileira, obviamente havia uma tensão diferente no ar. Novembro de 2012 ia chegando ao fim, e o técnico assumia um time envolto por desconfiança. Em seu discurso, uma única certeza: “Não somos os favoritos no momento”.

Essa frase que poderia parecer impensável para qualquer torcedor desavisado. Afinal, ele estava se referindo à única equipe pentacampeã no mundo, que, não obstante, estaria jogando em casa, com promissora geração liderada por um jovem craque em ascensão. Mas o fato é que o Brasil passava por um período turbulento com a demissão de Mano Menezes, o homem que, dois anos antes, havia sido eleito como o capitão de um projeto em que apenas um desfecho só era tolerável: a taça. Algo que seu sucessor sabia – e sabe – muito bem.

“Temos, sim, obrigação de ganhar o título. Podemos não ser os favoritos, mas pretendemos nos tornar no decorrer e vamos trabalhar pra isso”, foi o que também disse Felipão naquela mesma coletiva. Muitos assumiram as declarações como mera bravata, para não dizer devaneio de um treinador que, para os mais críticos, era julgado ultrapassado. Suas palavras, contudo, ganhariam uma conotação completamente diferente no dia 30 de junho, no domingo em que o Maracanã entrou em êxtase depois de uma inesquecível exibição contra a multicampeã Espanha: 3 a 0 e a autoestima mais que resgatada.

Arrumação
Quando o treinador disse sim à CBF, praticamente a um ano e meio da Copa em casa, era muito mais fácil buscar referências positivas sobre sua Seleção de 2002. O presente não animava. Com boa parte de seus principais jogadores em campo, o time havia falhado mais uma vez em conquistar o ouro olímpico. Além disso, em sua sempre concorrida turnê de amistosos, vinha penando contra as forças mais tradicionais dos gramados.

A despeito da baixa confiança geral, o técnico não se esquivou de enfrentar grandes times nos primeiros jogos. Era necessário testar seus convocados. E as dificuldades persistiram. No fim, quando o time se reuniu para a Copa das Confederações, o retrospecto contra seus principais adversários preocupava: duas derrotas para a Argentina, um empate e uma derrota diante da Inglaterra, além de tropeços contra Alemanha e França.

Num plano geral, porém, a Seleção saiu ganhando. Após seis meses, Felipão pôde visualizar quais pontos requeriam atenção. Tudo de acordo com o plano. “Nosso objetivo é conquistar a Copa do Mundo. Entregamos à CBF um documento com o trabalho que imaginamos até o final do Mundial. Durante a preparação, sugerimos que tivéssemos adversários de bom nível, para que adquiríssemos uma boa base”, disse Scolari, em palestra neste mês, ao lado do coordenador Carlos Alberto Parreira e do auxiliar Flavio Murtosa.

A partir da definição de um núcleo, o próximo passo era dar identidade ao time. O talento de jovens como Neymar e Oscar estava disponível para a criação. Assim como, na defesa, figuras como Thiago Silva e Dani Alves eram rotineiramente incensadas. O desafio era juntá-los em um coletivo funcional. 

Nesse sentido, o maior tempo de preparação foi fundamental. Antes de a Copa das Confederações começar, já se percebia que o astral era outro. “O Felipão deu um posicionamento da parte tática em uma palestra. Em certo momento, para sentir o grupo, perguntou se a marcação seria à frente ou na intermediária”, relembra Parreira. “Foi unânime: os jogadores falaram que marcariam em cima. Isso é confiança e trabalho. Acreditaram que teríamos um bom resultado, como tivemos.”

De fato, a Seleção sufocou seus rivais em junho primeiro pela dedicação em campo – para depois deixar sua habilidade natural terminar o serviço. O resultado? Com apresentações convincentes, ganhou não só o título como também o trunfo mais importante para qualquer anfitrião: o apoio da torcida, algo de valor imensurável.

Pode ser melhor
Vencer a Copa das Confederações obviamente não é garantia de sucesso em uma Copa do Mundo. Campeão em 2005, o próprio Parreira serve como testemunha para isso – assim como Dunga, vencedor em 2009. Considerando, no entanto, o cenário de um ano atrás, os avanços foram notáveis. O treinador conseguiu virar o jogo.

“O balanço principal é que nós conseguimos ter um sistema tático altamente definido. Conseguimos formar um bom grupo, formar uma equipe, independentemente de quando jogam A ou B. Conseguimos ter os resultados que eram interessantes a partir de um determinado momento, organizando na nossa equipe tudo aquilo que a gente planejou ano passado.”

Sobre a base, é natural esperar que muitos dos jogadores que bateram Japão, México, Itália, Uruguai e Espanha em sequência estejam na lista final do dia 7 de maio. Até porque, daqui até lá, haverá apenas mais um amistoso, em março, contra a África do Sul.

Isso não quer dizer que a lista esteja fechada. Neste mês, por exemplo, Scolari embarcou para a Europa para observar jogadores brasileiros em ação. Nos amistosos pós-título, nomes como RobinhoWillian e Maxwell foram testados e agradaram. As questões não deixam de rondar a cabeça de um treinador. Nem que sejam agradáveis.

"São 45 nomes que tenho pesquisado desde o início. Tenho hoje na minha lista 25. Tenho que fazer escolhas", afirmou. "Estou plenamente satisfeito. Mas sempre pode ser melhor. Vou ver mais jogos para ver se acrescento um ou dois. Continuamos observando, e a chance pode aparecer. Pode ser que ainda tenha novidade.”

O contexto das últimas entrevistas do comandante da Seleção, então, não poderia ser mais diferente do que aquele de quando encarou em sua primeira coletiva. E ele volta a repetir: “Algumas pessoas ficam duvidando da nossa palavra, de que vamos ser campeões. Jogando no Brasil, não existe pensarmos em outra hipótese. Temos que assumir essa postura”. Ao final de 2013, a Seleção pode assumir-se entre as candidatas ao título da Copa do Mundo da FIFA, e vai ser difícil encontrar quem ache isso absurdo.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Santos será cidade-sede de Costa Rica e México na Copa de 2014

Por Murilo Dias
G. dos Santos em Santos
FOTO: Federação Mexicana de Futebol
A cidade de Santos foi escolhida por duas seleções para hospedagem e treinamento durante a Copa do Mundo de 2014. México e Costa Rica optaram pela cidade e treinarão nas instalações do Santos Futebol Clube.

A seleção mexicana optou por realizar os treinamentos no Centro de Treinamento Rei Pelé e por se hospedar no Parque Balneário Hotel, construído em 1914, que já foi considerado o melhor hotel da América Latina. Já a Costa Rica irá treinar na Vila Belmiro, estádio do Santos, e se instalar no Mercure Hotel.

O México está no grupo A na Copa do Mundo, ao lado de Brasil, Croácia e Camarões. Costa Rica, por sua vez, tem vida muito complicada no grupo B ao lado de Chile, Espanha e Holanda.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Costa do Marfim treinará em Águas de Lindóia durante a Copa do Mundo

Por Portal da Copa 
Gol da Costa do Marfim, gol de Águas de Lindoia
FOTO: Getty images
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou em seu perfil oficial no Twitter, nesta segunda-feira (23.12), que a seleção da Costa do Marfim fará a preparação para a Copa do Mundo de 2014 na cidade de Águas de Lindóia (SP). Na sexta-feira, Alckmin havia confirmado que a Nigéria treinará em Campinas.

“Já temos 11 seleções da #Copa2014 que escolheram SP como QG: acabamos de receber a confirmação da Costa do Marfim em Águas de Lindóia”, escreveu o governador no microblog. Águas de Lindóia tem cerca de 17 mil habitantes e fica a 163 quilômetros de São Paulo.

A seleção marfinense está no Grupo C do Mundial, ao lado de Colômbia, Grécia e Japão. Na estreia, em 14 de junho, os marfinenses vão a Recife para encarar, na Arena Pernambuco, o Japão. A segunda partida será contra a Colômbia, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A data marcada é 19 de junho. Depois, a Costa do Marfim vai a Fortaleza, onde enfrenta a Grécia no Castelão, no dia 24 de junho.

A Nigéria caiu no Grupo F, junto de Argentina, Irã e Bósnia-Herzegovina. A estreia será no dia 16 de junho, na Arena da Baixada, diante do Irã. Na sequência, a equipe africana segue para Cuiabá, onde enfrentará a estreante Bósnia-Herzegovina na Arena Pantanal, no dia 21 de junho. No encerramento da primeira fase, a Nigéria encara a Argentina no Beira-Rio, em Porto Alegre, no dia 25 de junho.

Agora já são onze as seleções que escolheram Centros de Treinamento em São Paulo. Além dos marfinenses e nigerianos, ficarão no estado México e Costa Rica (Santos), Honduras (Porto Feliz), França (Ribeirão Preto), Irã (Guarulhos), Portugal (Campinas), Bósnia-Herzegovina (Guarujá), Rússia e Japão (Itu).

Itália, Inglaterra e Holanda ficarão no Rio de Janeiro durante Copa do Mundo

Por Gabriel Neves
Azurra na cidade maravilhosa. E ai, Balotelli, aprovado ?
Foto: Getty Images
Com a proximidade do mundial, três grandes seleções europeias já decidiram onde residirão durante a Copa do Mundo de 2014. Inglaterra, Holanda e Itália optaram pela cidade do Rio de Janeiro como cidade sede. Os ingleses vão ficar hospedados em um hotel em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, e farão uso das dependências do Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca. Já os holandeses treinarão no campo do Flamengo, a Gávea. Apenas os italianos farão sua preparação na cidade de Mangaratiba, a 105 km da capital fluminense.

Hotel Royal Tulip: Hospedagem Inglesa
FOTO : Divulgação
O hotel Royal Tulip, opção de estadia feita pela seleção Inglesa, localizado frente à praia de São Conrado, é conhecido por seu design deslumbrante e acomodações de luxo. Ele contém duas piscinas, três quadras de tênis e um spa. No entanto, foi duramente criticado pela imprensa na Inglaterra. O jornal ''Daily Mail'' publicou uma reportagem criticando o hotel, utilizando-se de adjetivos como ''fedorento'' e ''apavorante''. O jornal baseou-se nos comentários feitos no site TripAdvisor de hóspedes do hotel, que reclamaram do cheiro forte de um esgoto a céu aberto que há na frente do hotel, da vista traseira para a favela da rocinha, e o serviço ruim.

Já a Holanda, na busca do seu primeiro título mundial, residirá durante a Copa do Mundo, no hotel Caesar Park Ipanema, único hotel 5 estrelas de Ipanema. Os holandeses estão no Grupo B, ao lado de Chile, Espanha e Austrália. Na primeira rodada, o time joga contra a Espanha em Salvador, depois com Austrália em Porto Alegre e, por fim, atuará em São Paulo contra o Chile. 

Hotel Resort Safári: Hospedagem Italiana
FOTO: Divulgação 
A Azurra foi além da capital carioca, e chegou a Mangatiba, onde encontrou o hotel Portobello Resort Safári, que conta com uma diversa variedade de piscinas e atrações de lazer, como windsurf e Jet Sky. Possui dois campos de futebol oficiais, que contam com grama do tipo Tift Way, elaborada para esportes de alto impacto. Além de possuir quadras de vôlei e tênis. A preferência pelo hotel é explicada por sua ótima localização, próxima ao aeroporto Santos Dumont, e estrutura, com heliporto e pista de avião própria.

Itália e Inglaterra estrearão se enfrentando em Manaus (AM), no dia 14 de junho. Pelo grupo D. Grupo esse composto por Uruguai e Costa Rica. Caso a Itália passe para as oitavas de final na primeira colocação, jogará a fase em São Lourenço da Mata (PE). Se for segunda colocada, a “Azurra” fará a partida no Rio de Janeiro. 

domingo, 22 de dezembro de 2013

Exposição “Brasil, um país, um mundo” é lançada em Brasília


Por Portal da Copa
 “Brasil, um país, um mundo”
FOTO: Divulgação/Portal da Copa 
Entre fotos, vídeos, uniformes, bolas e chuteiras, uma camisa escrito “100% Jardim Irene” faz Cafu, o capitão do penta, voltar no tempo. “O painel de 2002 é a marca mais importante para mim. E é muito bom ter a oportunidade de ver a minha camisa exposta entre tantas maravilhas”, disse o ex-jogador diante do resgaste histórico da Copa da Coreia do Sul e do Japão na exposição “Brasil, um país, um mundo”, lançada nesta terça-feira (17.12) em Brasília.
Foto: Divulgação/Portal da Copa
Perto do painel do penta, está uma camisa de Pelé autografada por todos os jogadores que disputaram a Copa de 1966. Mas aquele mundial não é, nem de longe, o que mais marcou o rei do futebol. “Se eu começar a falar da primeira Copa em 1958, quando eu tinha 17 anos, é uma coisa inesquecível. Até hoje, o jogador mais novo a disputar uma Copa e, graças a Deus, com o Brasil ganhando. Essas coisas a gente não esquece, como a Copa do Mundo do México, minha última Copa. Todas essas lembranças estão guardadas”, disse Pelé.

A mostra, que será aberta ao público nesta quarta-feira (18.12), no Centro de Convenções da capital federal, resgata a história do Brasil nas Copas, exibe relíquias - como o agasalho de treinamento de Amarildo no Mundial de 1962 e a bola da final da Copa de 2002 - mas vai muito mais além.

“A partir da paixão do brasileiro pelo futebol, pretendemos mostrar o esporte de forma mais ampla, porque ele se manifesta em várias frentes: a paixão em si, a diversidade, a fé e a mistura da religião com o futebol, o poder de interromper uma guerra, a tecnologia, a relação com a publicidade e com a moda”, explicou o jornalista e curador da exposição, Ricardo Corrêa.

Na parte dedicada a tecnologia, painéis multimídia mostram a evolução do preparo físico,  das bolas, das chuteiras, dos uniformes, dos estádios e as mudanças nas regras. No espaço dedicado a moda, é possível ver como os uniformes de lã deram lugar a outros recortes e estilos, até chegar aos mais modernos, usados atualmente. Os estádios e as características das doze cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 igualmente ganharam um espaço especial na exposição, que  também conta com bastante interatividade.

FOTO: Divulgação/Portal da Copa
“O futebol tem um aspecto lúdico que a gente mostra aqui. O brasileiro inventou o futebol de botão e o totó, ou pebolim, dependendo da região. O visitante vai poder brincar com isso, também com jogos eletrônicos, e  terá um quiz para testar conhecimentos: quem vier poderá votar na Seleção de todos os tempos, a partir de uma pré-seleção feita pela revista Placar”, disse o curador.

Chancelado
A exposição “Brasil, um país, um mundo” conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e da Petrobras, entre outros, e também é um dos 96 projetos chancelados do Ministério do Esporte no plano de promoção do Brasil para a Copa.

“O projeto destacou-se pela qualidade, amplitude e visão da Copa a partir do Brasil e do mundo. A exposição é um orgulho para todos que apoiaram essa iniciativa. Que ela ajude a divulgar no Brasil a maior festa do esporte do planeta, o maior momento de confraternização, que é a Copa do mundo de futebol”, disse  o ministro do Esporte Aldo Rebelo.

A mostra ficará em Brasília até 19 de janeiro, de 10 às 19h, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro. A entrada é de graça. Depois, a exposição eguirá para as outras onze sedes do Mundial de 20104, até julho. Uma loja de artesanato será montada com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e para a Fundação Cafu.

Revivendo emoções
FOTO: Divulgação/Portal da Copa
Em cada uma das cidades por onde a exposição passará, campeões mundiais estarão presentes. Para Clodoaldo, um dos grandes nomes da Copa de 1970, ver objetos e imagens que remetem ao tri é uma oportunidade especial para reviver emoções.

“Sempre que lembro a conquista da Copa do México é com muita emoção, porque é um filme que está na minha cabeça, na minha memória. Cada lance, cada momento, o jogo em que eu perdi cinco quilos contra a Inglaterra, o gol que eu marquei contra o Uruguai, os dribles que eu dei contra a Itália, a bola que eu perdi e que resultou no gol da Itália. Tudo é inesquecível. Quero parabenizar a todos pela iniciativa e certamente vou estar em algumas cidades”, disse.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Campinas é escolhida por Portugal como cidade-sede para Copa de 2014

Por Murilo Dias
Ora pois! Cristiano Ronaldo e companheiros em Campinas
FOTO: AP
Como o Blog Copas no Brasil anunciou, a seleção de Portugal confirmou nesta terça a cidade de Campinas para sua preparação durante a Copa do Mundo de 2014. No final do mês de novembro, apenas o sorteio final da Copa separava os lusitanos da cidade.

Campo do Hotel The Palms
FOTO: Divulgação
Além de Campinas, a delegação de Portugal visitou outras 27 cidades brasileiras catalogadas pela FIFA, mas optaram por Campinas devido a curta distância entre o hotel The Palms, o qual a seleção ficará hospedada, e o aeroporto internacional de Viracopos, fazendo com que o deslocamento entre os locais da partida, Centro de Treinamento, e hotel seja menor.

O Hotel The Palms conta com quadras de tênis, ginásio poliesportivo e um campo society (grama artificial) de 1200 m². Além disso, há um Salão de Jogos equipado com mesa de sinuca profissional, pebolim, tênis de mesa, speed disk e os mais diversos jogos de mesa. Ainda, o hotel comporta um anfiteatro com a habilidade de transformar-se em sala de cinema. Por fim, além dos quartos luxuosos, Cristiano Ronaldo e seus companheiros poderão aproveitar de uma piscina climatizada com 50m de comprimento e 733m²/ 1300 m³, além de uma jacuzzi tem hidromassagem.
Prefeito Jonas Donizetti e Paulo Bento
FOTO: Divulgação
Por outro lado, os treinamentos serão realizados no CT e no Estádio da Ponte Preta (Moisés Lucarelli). A logística novamente pesou na escolha portuguesa, devido ao fato das propriedades da Ponte Preta ficarem a cerca de 5 quilômetros do hotel em que a delegação irá se hospedar.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizetti (PSB), exaltou a escolha portuguesa e afirmou que a cidade estará de braços abertos para os visitantes:

- É claro que vamos torcer pelo Brasil, mas Campinas tem que ser realmente a casa de Portugal. Vamos desenvolver campanhas como espalhar bandeiras pela cidade para que eles sejam muito bem recebidos aqui. 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Obras na Arena da Amazônia são liberadas pela Justiça do Trabalho

Por Murilo Dias
De volta aos trabalhos
FOTO: Divulgação
As obras da Arena da Amazônia, que havia sido interditadas após a morte de dois operários na última semana, foram liberadas pela Justiça do Trabalho na tarde desta quarta-feira. A condição para a liberação era o cumprimento das recomendações de segurança no trabalho e esta foi cumprida pela Construtora Andrade Gutierrez, responsável pela Arena.

A liberação foi deliberada pela juíza Margarete Dantas Pereira Duque da JT, pois, segundo a mesma, as normas de segurança foram atingidas. Porém, a meritíssima proibiu que o turno noturno continuasse a trabalhar, obrigando a sequencia da obra em apenas dois turnos.

A perícia após as mortes ocorreu de segunda-feira (16) até o dia da liberação judicial e o laudo foi assinada por dois peritos judiciais, além de um perito do Ministério público do Trabalho (MPT) e outros três peritos de segurança da construtora Andrade Gutierrez.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Presidenta Dilma destaca benefícios a catadores com a Copa do Mundo

Por Portal da Copa
Dilma e os catadores na confraternização de Natal
FOTO:  Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff destacou as iniciativas do governo federal para a inclusão de catadores e moradores de rua, como os investimentos do BNDES em programas para esta população nas cidades-sede da Copa do Mundo. Dilma participou, nesta quinta-feira (19.12), no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo, da celebração de Natal dos catadores e população de rua.

“Demos continuidade ao programa Pró-Catador e apoiamos todas as ações para identificar os catadores e dar acesso a todas as políticas sociais do governo. Apoiamos a incubação de cooperação, a erradicação do trabalho infantil e acesso aos serviços públicos. O BNDES está investindo em ações de inclusão dos catadores nas sedes da Copa”, afirmou Dilma em seu discurso.

A próxima sede da Copa a ser incluída no programa de apoio aos catadores será São Paulo, que receberá R$ 40 milhões para investir nas ações, que incluem coleta seletiva nos estádios e nas rotas dos torcedores. “Queremos o catador participando de uma forma construtiva da Copa. Eles podem dar sua contribuição, e a contribuição deles é um momento de consciência cidadã nas cidades da Copa”, ressaltou a presidenta.

Tradição

A tradição de comemorar o Natal com os catadores e moradores de rua foi iniciada pelo presidente Lula e teve continuidade com a presidenta Dilma, que afirmou que a celebração é uma oportunidade de mostrar o compromisso do governo federal com todos os brasileiros e brasileiras.


“O presidente Lula iniciou uma tradição, que eu mantenho, de celebrar o Natal com os catadores e moradores de rua. É uma oportunidade para lembrar que o nosso governo tem compromisso com todos os brasileiros e brasileiras. Hoje, todos os moradores de rua têm direito ao Bolsa Família e acesso aos Centro POP - centros de assistência social para a população de rua”, disse a presidenta antes de participar da Expocatadores e do Prêmio Cidade Pró-Catador, em São Paulo.

Investimentos

A Expocatadores prevê a valorização e fortalecimento profissional dos catadores de materiais recicláveis, principal público do evento. A expectativa é receber quatro mil pessoas durante as atividades, que incluem oficinas, feira de negócios, seminários técnicos, debates, ações de inclusão social e analise de liberação de crédito para empresas. Participam delegações de 12 países da América Latina, além da África do Sul e Índia.

Desde 2006, o BNDES investiu R$ 137 milhões em projetos para os catadores de matérias recicláveis. Apenas este ano, o banco já apoiou projeto de ampliação de coleta seletiva do governo do Distrito Federal, com R$ 21,3 milhões, e iniciativa semelhante do município de Osasco (SP) com R$ 6,6 milhões. Também apoiou, na capital paulista, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Miguel Yunes (Coopermyre), para a qual destinou R$ 1,1 milhão.

Os demais apoios do banco para inclusão social de catadores foram realizados em parceria com os municípios do Rio de Janeiro, de Curitiba, de Porto Alegre e Sorocaba.

Brasil encara África do Sul no último amistoso antes da Copa de 2014

Por Murilo Dias
CONFIRMADO: Brasil x África do Sul - 5 de março de 2014
FOTO: Getty images
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta quinta-feira, 19/12, um amistoso para a seleção masculina de futebol contra a África do Sul, para o dia 5 de março de 2014, em Joanesburgo.

Este será o último amistoso do Brasil antes da estreia na Copa do Mundo de 2014 e possivelmente o último teste que Felipão terá para decidir a lista de convocados para o Mundial.

A partida será realizada às 14h (Horário de Brasília), no estádio First National Bank Stadium, o Soccer City, palco da abertura e final da Copa do Mundo de 2010.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

BNDES aprova financiamentos de R$ 4,27 bi para os aeroportos de Guarulhos e Brasília

Por BNDES
Aeroporto Internacional de Guarulhos
FOTO: Infraero/divulgação
A direção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de dois empréstimos de longo prazo para os aeroportos de Guarulhos e de Brasília, totalizando R$ 4,27 bilhões. Os recursos destinam-se à ampliação, modernização e exploração da infraestrutura dos dois aeroportos e também servirão para quitar os empréstimos-ponte concedidos aos dois concessionários pelo BNDES.

Maior aeroporto do país, Guarulhos será apoiado com R$ 3,48 bilhões. Neste total, está incluído R$ 1,2 bilhão relativo ao empréstimo-ponte concedido em outubro de 2012, a ser pago quando ocorrer o primeiro desembolso para a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. – GRU Airport.

Aeroporto de Brasília
FOTO: Portal da Copa/Divulgação
Já a Inframérica Concessionária do Aeroporto de Brasília S.A. receberá R$ 797,1 milhões. No primeiro desembolso deste financiamento será pago o empréstimo ponte de R$ 488 milhões, concedido em dezembro último.

No caso do financiamento para a ampliação, manutenção e expansão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a participação dos recursos do BNDES será de 64% do total dos investimentos, enquanto que no projeto do Aeroporto Internacional de Brasília ela será de 61%.

Nos dois financiamentos, uma parcela será destinada a investimentos sociais. No caso da concessionária do aeroporto de Guarulhos, R$ 17,3 milhões serão usados em projetos sociais na área de influência do aeroporto, enquanto a concessionária de Brasília deverá fazer investimentos sociais no valor de R$ 4 milhões.

Jogador é banido da Copa de 2014 por fazer apologia ao nazismo e diz: "Não fiz nada de errado"

Por Murilo Dias
Adeus, Simonic. E não volte.
FOTO: Damir Krajač / Cropix
O jogador Josip Simunic, 35 anos, zagueiro da Croácia, foi banido pela FIFA por 10 partidas por fazer apologia ao nazismo, na partida em que seu país conquistou a vaga para a Copa do Mundo de 2014.

Após a Croácia vencer a Islândia por 2 x 0 e garantir a classificação para a Copa, Josip pegou um microfone e começou a comemorar junto de sua torcida, porém, cantou músicas dos Ustashas, grupo nazi-terrorista, extrema direita, que estava no poder no país, durante a II Guerra Mundial. Com a atitude, além da punição de 10 partidas oficiais da FIFA, o zagueiro croata foi punido em 30 mil francos suíços.

Em sua defesa, Simunic afirmou que não proferiu palavras de ódio:
- Fui motivado unicamente pelo amor pelo povo croata e o país. Estas são as únicas razões que me dominaram num momento de emoção. Por isso, comecei o cântico com os fãs. Não fiz nada de errado.

Entretanto, as palavras do jogador não adiantaram de nada e o Comitê Disciplinar da FIFA não alterou a punição. Josip Simunic é jogador do Dínamo de Zagreb, o maior campeão da Croácia, e tem em seu currículo duas Copas do Mundo, 2002 e 2006.