quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Jogador é banido da Copa de 2014 por fazer apologia ao nazismo e diz: "Não fiz nada de errado"

Por Murilo Dias
Adeus, Simonic. E não volte.
FOTO: Damir Krajač / Cropix
O jogador Josip Simunic, 35 anos, zagueiro da Croácia, foi banido pela FIFA por 10 partidas por fazer apologia ao nazismo, na partida em que seu país conquistou a vaga para a Copa do Mundo de 2014.

Após a Croácia vencer a Islândia por 2 x 0 e garantir a classificação para a Copa, Josip pegou um microfone e começou a comemorar junto de sua torcida, porém, cantou músicas dos Ustashas, grupo nazi-terrorista, extrema direita, que estava no poder no país, durante a II Guerra Mundial. Com a atitude, além da punição de 10 partidas oficiais da FIFA, o zagueiro croata foi punido em 30 mil francos suíços.

Em sua defesa, Simunic afirmou que não proferiu palavras de ódio:
- Fui motivado unicamente pelo amor pelo povo croata e o país. Estas são as únicas razões que me dominaram num momento de emoção. Por isso, comecei o cântico com os fãs. Não fiz nada de errado.

Entretanto, as palavras do jogador não adiantaram de nada e o Comitê Disciplinar da FIFA não alterou a punição. Josip Simunic é jogador do Dínamo de Zagreb, o maior campeão da Croácia, e tem em seu currículo duas Copas do Mundo, 2002 e 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário