quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Primeiras arquibancadas removíveis instaladas na Arena Corinthians

Por Arena Corinthians
FOTO: Arena Corinthians/Divulgação
Para abrigar a partida de abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014, em 12 de junho de 2014, a Arena Corinthians, em São Paulo, terá uma estrutura temporária para aumentar a capacidade do estádio em 21.160 lugares. A montagem teve início nesta semana.

Na arquibancada superior Leste, serão colocadas 1.170 cadeiras. No lado Oeste, a arquibancada inferior terá mais 288 assentos e a superior outros 946. As cadeiras removíveis nos setores Norte e Sul, atrás dos gols, somarão outros 18.756 lugares.

FOTO: Arena Corinthians/Divulgação
A estrutura é tubular e as arquibancadas que receberão as cadeiras são edificadas em madeirite naval. Encarregado de estruturas tubulares, Júlio Siqueira Miranda, de 62 anos, comanda uma equipe de 15 funcionários no setor. Experiente, ele coordenou a construção de arquibancadas e palcos similares para grandes eventos esportivos e musicais.

“Participei da montagem dos palcos para os shows da Madonna, Paul McCartney e Rolling Stones, contribuí com as arquibancadas e camarotes de alguns GPs do Brasil de Fórmula 1 e também os 15 mil assentos removíveis da Arena Fonte Nova, o estádio de Salvador para a Copa do Mundo do ano que vem”, afirmou.

Depois do Mundial, a estrutura temporária será retirada e a capacidade do estádio voltará a ser de 48 mil lugares.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CT do Palmeiras fica fora de lista e Ministro diz: "Fomos rebaixados até aqui"

Por Murilo Dias
Palmeiras de fora!
FOTO: UOL
Em evento realizado nesta quarta-feira, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 divulgaram a lista oficial dos Centros de Treinamentos catalogados para o Mundial. E a Academia de Futebol, centro de Treinamento do Palmeiras, até então classificada, não foi listada e ficou fora da relação.

A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTS em relação à versão anterior, que continha 70. Ou seja, além do CT do Palmeiras, mais dois perderam suas vagas.

A Academia de Futebol estava destacada com Centro de Treinamento (CT), mas agora está na lista dos Campos Oficiais de Treinamento (COT). O motivo é o atraso nas obras da Allianz Parque, Arena Palestra Itália, que era um dos COTs. Com a demora na construção, o estádio do Palmeiras não ficará pronto para a Copa do Mundo, assim a Academia de Futebol foi rebaixada para a lista de COTs, suprindo a vaga deixada pela Arena.

A diferença entre CTs e COTs é que, nos primeiros, as seleções ficarão hospedadas, sendo o “quartel general” do país durante o torneio. Os COTs, por sua vez, são lugares onde as seleções podem fazer treinos antes das partidas.

A Argentina, por exemplo, escolheu a Cidade do Galo, em Belo Horizonte, como Centro de Treinamento. Porém, se tiver um jogo em São Paulo, poderá usar a Academia de Futebol do Palmeiras para realizar o treino pré-jogo.

Palmeirense, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, lamentou o ocorrido com o estádio e CT de seu time:

- É a Série B dos CTS. Fomos rebaixados até aqui. O São Paulo está com dois, o Corinthians e o Santos estão, mas não tem o Palmeiras. Realmente meu time não passa por uma fase muito boa - lamentou Rebelo, sem citar que o time conseguiu o acesso à Série A no último fim de semana - afirmou.

Neymar e Thiago Silva são indicados para melhor jogador do mundo pela FIFA

Por FIFA
BOA SORTE NEYMAR, BOA SORTE THIAGO SILVA
Quatro dias após o anúncio dos nomes que concorrem aos prêmios de Jogadora do Ano da FIFA e Treinador do Ano da FIFA no futebol feminino em 2013, a entidade máxima do esporte e a France Football revelaram quem são os candidatos na premiação masculina (veja abaixo). A decisão final caberá aos capitães e técnicos das seleções e a representantes da imprensa internacional selecionados pela revista francesa.

Os vencedores de todos esses prêmios serão conhecidos durante a cerimônia de gala da FIFA Ballon d'Or que será televisionada diretamente da Kongresshaus, em Zurique, no dia 13 de janeiro de 2014. No evento, também serão apresentados os escolhidos para a Seleção Mundial da FIFA/FIFPro e os ganhadores do Prêmio Puskás (para o gol mais bonito do ano), do Prêmio Presidencial e do Prêmio FIFA Fair Play.

A lista dos 23 candidatos à Bola de Ouro FIFA 2013 foi preparada por especialistas do Comitê de Futebol da entidade e por uma comissão especializada da France Football, os quais também escolheram os dez indicados ao prêmio de Treinador do Ano da FIFA no futebol masculino.

FIFA Ballon d'Or 2012 - Messi, tetracampeão
FOTO: Getty Images
No começo de dezembro, a FIFA e a France Football anunciarão os nomes das três jogadoras e dos três jogadores, bem como do trio de treinadores de futebol feminino e maculino que receberem o maior número de votos (sem revelar os ganhadores). Na ocasião, serão divulgados ainda os três indicados ao Prêmio Puskás e a lista de pré-selecionados para a Seleção Mundial da FIFA/FIFPro, incluindo os melhores goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes da temporada 2012/13.

Lista de candidatos à FIFA Ballon d'Or 2013

Os 23 jogadores abaixo (por ordem alfabética de sobrenome) concorrem à Bola de Ouro FIFA 2013:

Gareth Bale (País de Gales), Edinson Cavani (Uruguai), Cristiano Ronaldo (Portugal), Radamel Falcao (Colômbia), Eden Hazard (Bélgica), Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Andrés Iniesta (Espanha), Philipp Lahm (Alemanha), Robert Lewandowski (Polônia), Lionel Messi (Argentina), Thomas Müller (Alemanha), Manuel Neuer (Alemanha), Neymar (Brasil), Mesut Özil (Alemanha), Andrea Pirlo (Itália), Franck Ribéry (França), Arjen Robben (Holanda), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Luis Suárez (Uruguai), Thiago Silva (Brasil), Yaya Touré (Costa do Marfim), Robin Van Persie (Holanda) e Xavi (Espanha).

Os dez técnicos a seguir (em ordem alfabética de sobrenome e, entre parênteses, a nacionalidade seguida da equipe) concorrem ao prêmio de Treinador do Ano da FIFA no futebolmasculino em 2013:

Carlo Ancelotti (Itália/Paris Saint-Germain e Real Madrid), Rafael Benítez (Espanha/Chelsea e Napoli), Antonio Conte (Itália/Juventus), Vicente Del Bosque (Espanha/seleção espanhola), Alex Ferguson (Escócia/ex-Manchester United), Jupp Heynckes (Alemanha/ex-Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Alemanha/Borussia Dortmund), José Mourinho (Portugal/Real Madrid e Chelsea), Luiz Felipe Scolari (Brasil/seleçãobrasileira) e Arsène Wenger (França/Arsenal).

A página oficial da FIFA Ballon d'Or no Facebook também foi lançada: www.facebook.com/FIFABallonDor

Para discutir no Twitter quem você acha que deve vencer os prêmios deste ano, use a hashtag #BallonDOr

Catálogo final de Centros de Treinamento de Seleções tem 83 opções

Por CBF
COT e CTS divulgados
FOTO: Portal da Copa
A versão final do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo da FIFA 2014 tem 83 opções. Cada uma das 32 equipes qualificadas para o Mundial de 2014 fará a escolha do local que usará como base durante o torneio a partir dessa listagem. Os CTS são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, ambos localizados próximos a um aeroporto.

Durante o processo de seleção, houve 403 inscrições em quatro janelas. Ao todo, as equipes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) inspecionaram 281 campos em 25 estados e no Distrito Federal. Os detalhes da publicação foram apresentados na tarde desta terça-feira (29.10), durante evento no Centro de Treinamento do São Paulo, na Barra Funda, na capital paulista.

Academia fica de fora de lista principal
FOTO: Diego Ribeiro
A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTS em relação à versão anterior, que continha 70. As novidades estão em Aracaju (SE), João Pessoa (PB) (2), Foz do Iguaçu (PR) (2), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Vespasiano (MG), Teresópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), Cotia (SP) e São Paulo (SP). Três foram retirados. A Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros, em Brasília, e o CT do Palmeiras, em São Paulo, serão usados agora como Campos Oficiais de Treinamento. O Jurerê Sports Centre, em Florianópolis, foi retirado por problemas com licença ambiental. Na divisão por regiões, ficaram quatro CTS no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul.

"Com essa lista, temos o primeiro mapeamento técnico da infraestrutura nacional, que servirá como referência, por muito tempo, para um país que está aproveitando a Copa para modernizar as arenas e seus centros de treinamento. Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos", afirmou o presidente do Comitê Organizador Local, José Maria Marin.

"Temos um programa de nacionalização da Copa e das Olimpíadas, para dividir de forma mais equânime os benefícios dos grandes eventos. Os Centros de Treinamento constituem uma oportunidade de redistribuição desses benefícios. Consolidar essas cidades como CTS, ainda que algumas não sejam escohidas por uma Seleção, coloca o local numa lista importante, inclusive para outros eventos", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O ministro explicou que a pasta está investindo R$ 133 milhões em infraestrutura nas cidades candidatas a CTS que constam no catálogo da FIFA. "Os recursos são distribuídos para os espaços públicos dessas cidades, como estádios municipais e estaduais por todo o Brasil, sendo até R$ 6 milhões por local. Com exceçao das cidades que foram incluídas nesse novo catálogo, todos os outros locais ja receberam algum recurso para melhorias de infraestrutura, geralmente obras no estádio e também no entorno", disse.

Escolha pela Seleção

Cada Seleção terá que fazer uma indicação de CTS até 18 de dezembro e o anúncio final da base escolhida deve ser realizado até 30 de janeiro de 2014. De acordo com o gerente geral de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, existe um sistema online com as opções de CTS disponíveis e a Seleção recebe a senha desse sistema a partir do momento em que realizou pelo menos uma visita oficial a um CTS no Brasil. O país pode indicar até três CTS (um como primeira opção, outro como segunda e outro como terceira), sendo que terá prioridade para determinado centro de treinamento a Seleção que demonstrar primeiro o interesse por ele.

“A função do COL é disponibilizar o catálogo com as opções. A partir daí, a Seleção faz a escolha dentro do sistema gerido pela FIFA. Quando ela faz a opção, consegue imprimir com hora, minuto e segundo. O primeiro que pedir tem preferência”, explicou Frederico Nantes. Ele acrescentou que nem a FIFA nem o COL têm ingerência nas negociações. “Se houver negociação e pagamento por algo, nem o Comitê nem a FIFA se envolvem. É negociação direta entre as partes", disse.

A primeira a fazer sua escolha
FOTO: Blog Copas no Brasil
Ele também citou o caso da Argentina, que divulgou nota na semana passada informando a decisão de se concentrar no Centro de Treinamento do Atlético-MG, situado em Vespasiano (MG), e que só entrou no catálogo nesta última versão. "Pode ter havido negociações antes, mas oficialmente a Argentina só fará a opção quando for disponibilizado o catálogo amanhã", completou.

De acordo com o regulamento do torneio, as seleções qualificadas precisam chegar ao país-sede até cinco dias antes de seu primeiro jogo. Segundo informações da FIFA, o catálogo completo estará disponível para download a partir desta quarta-feira (30.10) no site da entidade.

Conheça alguns dos requisitos para os CTS:

» Deve estar disponível para utilização exclusiva da seleção participante por um período de pelo menos 45 dias durante a Copa do Mundo da FIFA.

» O hotel deverá ter no mínimo três estrelas e estar localizado a aproximadamente 20 minutos do referido centro de treinamento, considerando o deslocamento feito com a utilização de batedores.

» O hotel deverá estar localizado a, no máximo, uma hora de distância de um aeroporto que comporte aeronaves com capacidade de 120 passageiros, considerando o deslocamento feito com a utilização de batedores.

» A instalação deve ter pelo menos um campo em excelentes condições, construído de acordo com os parâmetros internacionais estabelecidos pela FIFA/COL, que esteja situado, no máximo, a 20 minutos do hotel proposto, caso ambos não sejam no mesmo lugar.

» As dimensões do campo deverão ser, preferencialmente, de 105m x 68m, aceitando-se campos com comprimento mínimo de 102m e largura mínima de 67m e com áreas livres mínimas de 7,5m atrás dos gols e 6m nas laterais.

» É desejável que haja outro campo com dimensões mínimas de 52,5m x 68m, adjacente ao campo principal, para treinamentos específicos, com as mesmas características de gramado e sistema de iluminação.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Felipão é indicado a melhor treinador pela FIFA

Por CBF
PARABÉNS, BIGODE!
FOTO: Reuters
Luiz Felipe Scolari é um dos 10 treinadores indicados a melhor do mundo pela FIFA em 2013. Neste ano, Felipão conquistou a Copa das Confederações de maneira invicta. Além das partidas da competição, foram 14 amistosos - seis vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Outros dois brasileiros estão na lista da FIFA: Neymar e Thiago Silva. Os jogadores são dois dos 23 candidatos à Bola de Ouro. O camisa 10 da Seleção Brasileira foi indicado no ano passado também.

Aproveite e confira a bela homenagem de nosso blog para Felipão:

Felipão, o homem por trás do bigode - 


Veja a lista dos treinadores:

Alex Ferguson - Manchester United

Antonio Conte - Juventus

Arséne Wenger - Arsenal

Carlo Ancelotti - PSG/Real Madrid

Jupp Heynckes - Bayern de Munique

José Mourinho - Real Madrid/Chelsea

Jürgen Klopp - Borussia Dortmund

Luiz Felipe Scolari - Brasil

Rafa Benítez - Chelsea/Napoli


Vicente del Bosque - Espanha

Diego Costa firma compromisso com Espanha e não atua mais pelo Brasil

Por Murilo Dias
Traíra?
FOTO: Reprodução/Twitter
A polêmica envolvendo o atleta Diego Costa e as seleções de Brasil e Espanha finalmente chegou ao fim. Diego optou por defender a seleção espanhola e está desconvocado dos amistosos que o Brasil iria realizar.

O compromisso de Diego para com a Federação Espanhola foi divulgado nesta tarde, através de nota oficial:

“Na manhã de hoje, terça, 29 de outubro, o jogador hispano-brasileiro Diego da Silva Costa esteve no cartório Serrano 30, onde apresentou um texto em que manifesta sua intenção de jogar na seleção espanhola de futebol. O atacante comunica no texto dirigido a Julio Cesar Avelleda, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), seu desejo de estar à disposição do treinador espanhol Vicente del Bosque, a partir deste momento. Desta forma, Diego Costa poderá jogar com a Espanha nos próximos jogos do mês de novembro, se o treinador achar oportuno”

Ficou bravo!
FOTO: CBF
O técnico Luiz Felipe Scolari, através do site da CBF, comentou o caso:

- Um jogador brasileiro que se recusa a vestir a camisa da Seleção Brasileira e a disputar uma Copa do Mundo no seu país só pode estar automaticamente desconvocado. Ele está dando as costas para um sonho de milhões, o de representar a nossa seleção pentacampeã em uma Copa do Mundo no Brasil.

Sem o, agora espanhol, Diego Costa, Felipão divulgará os convocados para os amistoso contra Honduras e Chile amanha, às 12h. Hulk, Marquinhos, Lucas Leiva e Daniel Alves já foram previamente convocados.

Sorteio da Copa do Mundo será realizado na Costa do Sauípe, em dezembro

Por Murilo Dias
Sorteio da Copa das Confederações foi bem sucedido
FOTO: AFP
Segundo confirmação oficial da FIFA, o sorteio da Copa do Mundo de 2014 será realizado no dia 6 de dezembro, a partir das 13h, na Costa do Sauípe, Bahia. 

A data saiu, após reunião da FIFA em sua sede Suíça, com a presença do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do presidente da federação internacional, Joseph Blatter, além do secretário-geral, Jerome Valcke.

Das 32 vagas disponíveis para a Copa do Mundo, 21 já estão ocupadas. Além do Brasil, país-sede, Chile, Equador, Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, Suíça, Espanha, Bósnia, Inglaterra, Rússia, além de Estados Unidos, Costa Rica, Argentina, Colômbia e Honduras já confirmaram sua participação no torneio.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Felipão convoca Seleção nesta 5ª-feira para jogos contra Honduras e Chile

Por CBF
A seleção é sua, bigode!
FOTO: MowaPress
O técnico Felipão convocará a Seleção Brasileira nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 12 horas, no Hotel Sheraton Rio, localizado à Avenida Niemeyer, 121, no Leblon.

A convocação será para os amistosos contra Honduras (dia 16 de novembro, em Miami) e Canadá (dia 19 de novembro, em Toronto).

Cinco jogadores já estão convocados para os amistosos. A CBF formalizou junto aos respectivos clubes a convocação dos jogadores abaixo relacionados para a obtenção de vistos de entrada nos Estados Unidos  e Canadá.

Daniel Alves - Barcelona

Hulk - Zenit

Lucas Leiva - Liverpool

Diego Costa - Atlético de Madrid

Marquinhos - Paris Saint Germain

Ministro do Esporte visita hospital credenciado para a Copa do Mundo em São Paulo

Por Ministério do Esporte



O complexo de atendimento médico mantido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo está credenciado a ser um dos hospitais da Copa do Mundo de 2014. Localizado no bairro de Santa Cecília, zona central da capital paulista, há mais de cem anos, o hospital é um dos principais pontos de atendimentos de urgência na cidade.

Nesta sexta-feira (25.10), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou as instalações da Santa Casa, o Museu do Hospital e conversou com dirigentes e pacientes da instituição. Em reunião com o provedor Kalil Rocha Abdalla, o ministro disse que o governo federal tem todo o interesse em colaborar para que a Santa Casa preste serviços cada vez melhores.

“A Santa Casa tem importância na formação do Brasil como nação. Na área de assistência social e de serviços médicos, há muito tempo é uma referência de qualidade. Vamos torcer para que as equipes não tenham trabalho extra na Copa do Mundo. O governo federal vai procurar os meios de ajudar e facilitar o trabalho da Santa Casa", disse o ministro.

Fundada há mais de 400 anos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo administra, hoje, um complexo hospitalar com mais de 2,3 mil leitos, um dos mais importantes do Brasil. São cerca de 11 mil atendimentos por dia, 1,8 milhão de atendimentos de urgência por ano e 47 mil cirurgias. A Santa Casa de São Paulo é referência em ortopedia, pediatria e serviços de alta complexidade.

O provedor Kalil Abdalla, que acompanhou o ministro na visita a algumas alas do hospital, agradeceu a visita e ressaltou a importância do apoio do governo federal. “A presença do ministro nos faz reafirmar a confiança no apoio do governo para oferecermos serviços de qualidade durante os grandes eventos”, disse.

domingo, 27 de outubro de 2013

Jorge Sampaoli e as chaves do sucesso chileno

Por FIFA
O fera!
FOTO: GettyImages
Depois de algumas dificuldades iniciais, o Chile garantiu sua classificação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na última rodada das eliminatórias sul-americanas. O futebol de alto nível, somado à sequência de bons resultados em 2013, deixou os torcedores esperançosos de ver a Roja quem sabe repetir a histórica campanha de 1962, quando o país sediou a competição e terminou em terceiro lugar. A seguir, o FIFA.com analisa os cinco aspectos fundamentais que permitiram aos chilenos confirmar presença em seu nono Mundial.

O trabalho de Sampaoli
Em dezembro de 2012, dez rodadas das eliminatórias sul-americanas já tinham sido disputadas e o Chile estava fora da zona de classificação, em sexto lugar pela diferença no saldo de gols em relação à Venezuela. A seleção então treinada por Claudio Borghi não tinha padrão de jogo e pecava pela irregularidade: havia vencido quatro jogos e perdido seis. Foi então que os dirigentes resolveram apostar em Jorge Sampaoli, discípulo da maior referência do torcedor chileno, Marcelo Bielsa, que havia classificado a Roja para a África do Sul 2010.

Comandante Sampaoli
Argentino como El Loco, o técnico de 53 anos, vencedor de quatro campeonatos nacionais e um internacional com a Universidad de Chile, chegou impondo sua filosofia de jogo: aproveitamento dos laterais, marcação por pressão desde o ataque e dinamismo constante. Conversou com os principais nomes da seleção, buscou tranquilidade e comprometimento junto aos jogadores mais criticados na época e convenceu seus comandados a retomarem as raízes do sucesso que levou o Chile a terminar em segundo lugar nas eliminatórias anteriores.

Sampaoli perdeu na estreia diante do Peru fora de casa, a quarta derrota seguida dos chilenos na competição, mas a partir de então sua seleção não parou mais de evoluir, tanto em campo como na tabela. Após a partida em Lima, o Chile registrou a maior série de vitórias de sua história no torneio classificatório. Foram quatro triunfos consecutivos, três deles como anfitrião. Nem na era Bielsa o país havia protagonizado uma sequência tão positiva.

O amadurecimento da geração dourada
Depois da brilhante classificação para a África do Sul 2010, esperava-se muito da nova e promissora geração de jogadores chilenos, formada por Claudio Bravo, Arturo Vidal, Mauricio Isla, Alexis Sánchez, Gary Medel, Gonzalo Jara, Carlos Carmona, entre outros. Todos eles tinham juventude e talento suficiente para continuar crescendo e alçar o país à condição de potência continental.

Quando as eliminatórias começaram, porém, vários deles atuaram muito abaixo das expectativas e alguns estavam até mais envolvidos em polêmicas do que com os verdadeiros objetivos da seleção. Coube a Sampaoli domesticar temperamentos e construir um espírito de união.

"O futebol pode lhe proporcionar muita coisa, mas nem todos conseguem lidar bem com isso", disse Vidal em entrevista ao FIFA.com em 2012. "Você tem que amadurecer como pessoa e, dependendo da função que exerce, às vezes é obrigado a dar o exemplo. Não é uma tarefa fácil, porque às vezes se exigem certas coisas que só são adquiridas com o tempo." O tempo passou e os principais nomes da seleção, que em muitos casos haviam conquistado a terceira colocação na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Canadá 2007, encontraram o equilíbrio dentro e fora de campo para melhor explorarem todo o seu talento.

A volta por cima dos astros
Do amadurecimento, veio o sucesso. Graças ao crescimento dos jogadores em seus respectivos clubes e ao trabalho da comissão técnica, a seleção chilena pôde tirar máximo proveito dos seus astros nos momentos decisivos. Os números de Arturo Vidal e Alexis Sánchez ilustram bem essa evolução. Enquanto o primeiro marcou quatro gols nos últimos cinco jogos, o segundo fez quatro nas quatro partidas finais.

Flutuando entre esse ponto e o anterior, está o retorno de Jorge Valdivia, o maestro do meio de campo, após quase dois anos de suspensão. O camisa 10 acrescentou inteligência e passes em profundidade a uma seleção vertical por excelência.

Duas cartas na manga
Quando o comando de uma equipe sofre mudanças, jogadores de confiança do novo treinador acabam naturalmente adquirindo certo protagonismo. Na seleção do Chile, foi exatamente o que aconteceu com Eduardo Vargas e Marcelo Díaz.

El Mago Valdívia, o craque
FOTO: Reuters
Sampaoli impulsionou a carreira de Vargas durante sua passagem pela Universidad de Chile ao deslocar o meia para atuar como segundo atacante pela direita. Na seleção, a mão do argentino foi decisiva para fazer de Vargas o artilheiro da Roja nas eliminatórias.

O jogador de 23 anos teve um 2013 extraordinário com o uniforme nacional. Autor de quatro gols, todos importantíssimos, ele abriu caminho para as vitórias sobre Paraguai, Bolívia e Venezuela e consolidou o triunfo por 2 a 0 sobre o Uruguai, o primeiro da sequência recorde. Além disso, não esmoreceu na marcação sobre as defesas adversárias, tarefa básica para um homem de frente segundo a filosofia do técnico. Em suma, fez a torcida esquecer Humberto Suazo, que foi artilheiro do Chile nas eliminatórias para a África do Sul 2010, mas quase não jogou sob o comando do argentino por decisão própria.

Díaz, de 26 anos, despontou para o futebol como jogador da badalada Universidad de Chile de 2011. Atuou como lateral até Sampaoli reposicioná-lo no centro para dar mais equilíbrio a um time extremamente ofensivo, que acabaria conquistando a Copa Sul-Americana naquele ano. Não foi à África do Sul e participou do ciclo Borghi, mas foi com Sampaoli que ele se transformou na principal referência da Roja no meio de campo.

A fé no estilo
"Na reta final, a seleção encontrou um estilo que a tornou superior a todos os adversários enfrentados, o que deu segurança aos jogadores", explicou Sampaoli após a classificação. "Juntos, descobrimos uma maneira de jogar que nos permitiu enfrentar qualquer equipe de igual para igual e lutar até o fim como se estivéssemos disputando a última partidas das nossas vidas."

A fé nessa filosofia e o firme desejo do elenco em buscar a classificação se traduziram em números espetaculares: cinco vitórias nos últimos sete jogos. Apesar da voracidade ofensiva, a seleção de Sampaoli curiosamente marcou apenas um gol a mais do que a de Borghi, mas sofreu 14 a menos, três deles no único empate da campanha, quando enfrentou a Colômbia como visitante e teve um jogador expulso.

Oito seleções já têm uniformes definidos para Copa do Mundo

Por Murilo Dias
Itália de roupa nova!
FOTO: Getty Images
O Brasil não foi o único a ter seu uniforme para a Copado Mundo divulgado na Internet. Mais sete seleções, todas patrocinadas pela marca esportiva Puma, tiveram suas camisas reveladas, com informações do blog “Manto FC.”.

Chile, Itália, Suíça, Uruguai, Gana, Costa do Marfim e Camarões. Essas são as seleções. Apesar da divulgação, apenas as três primeiras já confirmaram suas vagas para a Copa do Mundo. A Alemanha também teve seu KIT esportivo divulgado, porém este não foi confirmado oficialmente. Veja: 

"Segundo site, Alemanha terá uniforme vermelho e preto para Copa de 2014": 
http://copasnobrasil.blogspot.com.br/2013/10/segundo-site-alemanha-tera-uniforme.html

A Copa de 2014 já tem 21 classificados, das 32 vagas iniciais disponíveis. São eles Brasil, Chile, Equador, Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, Suíça, Espanha, Bósnia, Inglaterra, Rússia, além de Estados Unidos, Costa Rica, Argentina, Colômbia e Honduras.

CONFIRA OS UNIFORMES:

sábado, 26 de outubro de 2013

CBF oficializa convocação de Diego Costa e mais quatro jogadores

Por CBF
H U L K!
FOTO: MowaPress/Divulgação
A CBF formalizou, nesta sexta-feira (25.10), junto aos respectivos clubes, a convocação de cinco jogadores para a obtenção de vistos de entrada nos Estados Unidos, local do amistoso contra Honduras no dia 16 de novembro, e Canadá, que vai receber a partida amistosa contra o Chile, no dia 19 de novembro.

Entre os cinco nomes, as principais novidades são o atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid, e o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain. Além deles, o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, o atacante Hulk, do Zenit, e o volante Lucas Leiva, do Liverpool, também foram listados.
Ganhou o Felipão
FOTO: EFE
A convocação completa da Seleção Brasileira para os amistosos será divulgada na próxima quinta-feira, 31 de outubro, às 12h, no Hotel Sheraton Rio, no Rio de Janeiro.

Diego Costa já havia sido convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para dois amistosos em março deste ano. Entretanto, o atacante não foi chamado para o grupo que disputou a Copa das Confederações e não participou de nenhum jogo oficial pelo Brasil.

O atacante brasileiro tem dupla nacionalidade e o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, já demonstrou interesse em convocá-lo. Segundo a CBF, um documento foi enviado à FIFA informando que o técnico Felipão convocará novamente Diego Costa.

O zagueiro Marquinhos será chamado para a Seleção Brasileira pela primeira vez. Revelado pelo Corinthians, ele teve passagem pela Roma antes de acertar com o Paris Saint-Germain.

Após fechar patrocínio com a Wizard, Costa Rica fará aulas de português para Copa

Por Murilo Dias
HOLA,  ¿QUÉ TAL?
FOTO: AFP
A seleção da Costa Rica, uma das 21 já classificadas para a Copa do Mundo de 2014, terá aulas de português antes de embarcar para o Brasil. Jogadores e membros da comissão técnica farão parte das aulas.

A iniciativa partiu após a assinatura de patrocínio de uma escola de línguas (Wizard) e a Federación Costarricense de Fútbol (FCF - Federação Costarriquenha de Futebol). Além da seleção principal, as categorias de base e a seleção feminina também participarão das aulas.

A Costa Rica os Estados Unidos e Honduras são, até então, os únicos países da Concacaf (Confederation of North, Central American and Caribbean Association Football, Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) que já estão garantidos na Copa.

Ainda temos Brasil, Chile, Equador, Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, Suíça, Espanha, Bósnia, Inglaterra, Rússia, além de Estados Unidos e Costa Rica, Argentina, Colômbia como classificados.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Arena Pantanal pega fogo e Corpo de Bombeiros age rapidamente

Por Murilo Dias
O clima esquentou
FOTO: Caíque Ribeiro/Facebook
A Arena Pantanal, estádio-sede de Mato Grosso para a Copa do Mundo de 2014 pegou fogo na tarde desta sexta-feira. O incêndio ocorreu na área interna da Arena e não teve nenhum operário ferido.

Em nota, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa-MT) informou que o ocorrido foi logo resolvido pelo Corpo de Bombeiros e que o cronograma da construção será mantido. Confira:

“A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo informa que o incêndio ocorrido na tarde desta sexta-feira (25.10) no canteiro de obras da Arena Pantanal foi controlado rapidamente pela equipe de brigadistas da construtora e pelo Corpo de Bombeiros, sem prejuízo para o andamento da obra. O fogo ficou concentrado em parte do subsolo do setor Oeste, atingindo um estoque de isopor que compõe o material que será usado como isolante térmico da cobertura. Não houve feridos.”

FOTO: Ináian Souza/Facebook
A conclusão do estádio está prevista para dezembro de 2013, com inauguração em janeiro de 2014. 

Segundo a Secopa-MT e do Corpo de Bombeiros, o que levou ao incêndio foram placas com isopor guardadas no subsolo da construção. O fogo teve início por volta das 15h e às 15h já estava sob controle. A construção foi retomada cerca de uma hora depois da liberação dos bombeiros.

A Arena Pantanal já se envolveu em outra polêmica, em julho de 2013, quando o Governo pediu e a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou o empréstimo de R$ 120 milhões, aumentando o valor da obra para R$ 538 milhões. O estádio, que será sede de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, tem capacidade para 44 mil pessoas.