quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Catálogo final de Centros de Treinamento de Seleções tem 83 opções

Por CBF
COT e CTS divulgados
FOTO: Portal da Copa
A versão final do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo da FIFA 2014 tem 83 opções. Cada uma das 32 equipes qualificadas para o Mundial de 2014 fará a escolha do local que usará como base durante o torneio a partir dessa listagem. Os CTS são compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, ambos localizados próximos a um aeroporto.

Durante o processo de seleção, houve 403 inscrições em quatro janelas. Ao todo, as equipes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) inspecionaram 281 campos em 25 estados e no Distrito Federal. Os detalhes da publicação foram apresentados na tarde desta terça-feira (29.10), durante evento no Centro de Treinamento do São Paulo, na Barra Funda, na capital paulista.

Academia fica de fora de lista principal
FOTO: Diego Ribeiro
A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTS em relação à versão anterior, que continha 70. As novidades estão em Aracaju (SE), João Pessoa (PB) (2), Foz do Iguaçu (PR) (2), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Vespasiano (MG), Teresópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), Cotia (SP) e São Paulo (SP). Três foram retirados. A Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros, em Brasília, e o CT do Palmeiras, em São Paulo, serão usados agora como Campos Oficiais de Treinamento. O Jurerê Sports Centre, em Florianópolis, foi retirado por problemas com licença ambiental. Na divisão por regiões, ficaram quatro CTS no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul.

"Com essa lista, temos o primeiro mapeamento técnico da infraestrutura nacional, que servirá como referência, por muito tempo, para um país que está aproveitando a Copa para modernizar as arenas e seus centros de treinamento. Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos", afirmou o presidente do Comitê Organizador Local, José Maria Marin.

"Temos um programa de nacionalização da Copa e das Olimpíadas, para dividir de forma mais equânime os benefícios dos grandes eventos. Os Centros de Treinamento constituem uma oportunidade de redistribuição desses benefícios. Consolidar essas cidades como CTS, ainda que algumas não sejam escohidas por uma Seleção, coloca o local numa lista importante, inclusive para outros eventos", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O ministro explicou que a pasta está investindo R$ 133 milhões em infraestrutura nas cidades candidatas a CTS que constam no catálogo da FIFA. "Os recursos são distribuídos para os espaços públicos dessas cidades, como estádios municipais e estaduais por todo o Brasil, sendo até R$ 6 milhões por local. Com exceçao das cidades que foram incluídas nesse novo catálogo, todos os outros locais ja receberam algum recurso para melhorias de infraestrutura, geralmente obras no estádio e também no entorno", disse.

Escolha pela Seleção

Cada Seleção terá que fazer uma indicação de CTS até 18 de dezembro e o anúncio final da base escolhida deve ser realizado até 30 de janeiro de 2014. De acordo com o gerente geral de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, existe um sistema online com as opções de CTS disponíveis e a Seleção recebe a senha desse sistema a partir do momento em que realizou pelo menos uma visita oficial a um CTS no Brasil. O país pode indicar até três CTS (um como primeira opção, outro como segunda e outro como terceira), sendo que terá prioridade para determinado centro de treinamento a Seleção que demonstrar primeiro o interesse por ele.

“A função do COL é disponibilizar o catálogo com as opções. A partir daí, a Seleção faz a escolha dentro do sistema gerido pela FIFA. Quando ela faz a opção, consegue imprimir com hora, minuto e segundo. O primeiro que pedir tem preferência”, explicou Frederico Nantes. Ele acrescentou que nem a FIFA nem o COL têm ingerência nas negociações. “Se houver negociação e pagamento por algo, nem o Comitê nem a FIFA se envolvem. É negociação direta entre as partes", disse.

A primeira a fazer sua escolha
FOTO: Blog Copas no Brasil
Ele também citou o caso da Argentina, que divulgou nota na semana passada informando a decisão de se concentrar no Centro de Treinamento do Atlético-MG, situado em Vespasiano (MG), e que só entrou no catálogo nesta última versão. "Pode ter havido negociações antes, mas oficialmente a Argentina só fará a opção quando for disponibilizado o catálogo amanhã", completou.

De acordo com o regulamento do torneio, as seleções qualificadas precisam chegar ao país-sede até cinco dias antes de seu primeiro jogo. Segundo informações da FIFA, o catálogo completo estará disponível para download a partir desta quarta-feira (30.10) no site da entidade.

Conheça alguns dos requisitos para os CTS:

» Deve estar disponível para utilização exclusiva da seleção participante por um período de pelo menos 45 dias durante a Copa do Mundo da FIFA.

» O hotel deverá ter no mínimo três estrelas e estar localizado a aproximadamente 20 minutos do referido centro de treinamento, considerando o deslocamento feito com a utilização de batedores.

» O hotel deverá estar localizado a, no máximo, uma hora de distância de um aeroporto que comporte aeronaves com capacidade de 120 passageiros, considerando o deslocamento feito com a utilização de batedores.

» A instalação deve ter pelo menos um campo em excelentes condições, construído de acordo com os parâmetros internacionais estabelecidos pela FIFA/COL, que esteja situado, no máximo, a 20 minutos do hotel proposto, caso ambos não sejam no mesmo lugar.

» As dimensões do campo deverão ser, preferencialmente, de 105m x 68m, aceitando-se campos com comprimento mínimo de 102m e largura mínima de 67m e com áreas livres mínimas de 7,5m atrás dos gols e 6m nas laterais.

» É desejável que haja outro campo com dimensões mínimas de 52,5m x 68m, adjacente ao campo principal, para treinamentos específicos, com as mesmas características de gramado e sistema de iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário