terça-feira, 15 de outubro de 2013

Desentrosado, Brasil precisa de titulares para vencer seleção de Zâmbia

Por Murilo Dias
FOTO: Getty Images
Sem dificuldades, a seleção brasileira venceu a Zâmbia por 2 x 0, na manha desta terça-feira, em jogo realizado no estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, China. Desentrosado no primeiro tempo, o Brasil precisou da entrada dos considerados titulares para vencer a seleção de Zâmbia.

Felipão, que prometeu cinco mudanças em relação ao time titular contra a Coréia do Sul, foi além e mudou sete jogadores no time, assim como havia feito no treinamento realizado nesta segunda-feira. Assim, o Brasil entrou com Diego Cavalieri, Daniel Alves, Dedé, David Luiz, Maxwell, Lucas Leiva, Paulinho, Ramires, Lucas, Alexandre Pato e Neymar.

Como era de se esperar, o Brasil logo tomou as iniciativas na partida e quase abriu o placar no primeiro minuto de jogo, com uma cobrança de falta de Neymar que explodiu no travessão. Três minutos depois, Lucas conseguiu recuperar uma bola perdida e rolou para dentro da área, onde Ramires ajeitou e Dani Alves soltou a bomba, mas a bola foi para fora.

Neymito
FOTO: Getty Images
Ramires também teve sua oportunidade, quando foi lançado e, sozinho, invadiu a área. Tentando tocar por cima do goleiro da Zâmbia, o volante brasileiro mandou a bola também para fora. O Brasil não parou de atacar e chegou mais uma vez com Lucas, que arriscou de fora da área. Porém, viu a Zâmbia também arriscar, com jogadas enfiadas na área e chutes de longa distância.

A pressão brasileira persistiu, mas a forte marcação da seleção africana freou as ações do Brasil, que voltou a ameaçar o goleiro adversário apenas aos 36 minutos, com boa jogada de Maxwell pela esquerda, finalizada por Neymar, que cabeceou para fora. O outro lado do ataque verde e amarelo não ficou para trás e logo na sequencia Daniel Alves cruzou com perfeição e Alexandre Pato, de cabeça, mandou na mão do goleiro Mweene.

No final da primeira etapa, Neymar roubou a bola, partiu para cima da defesa e bateu cruzado. Com leve toque, Mweene, goleiro de Zâmbia, evitou o gol do craque do Barcelona.

- A gente ta trabalhando bem a bola, falta acertar a finalização – afirmou Lucas, na saída para o meio tempo.

Descontente com o desempenho da seleção brasileira no primeiro tempo, o técnico Felipão fez três mudanças no intervalo. Jô, Oscar e Hulk em campo para a saída de Pato, Lucas e Ramires.

- Para mostrar, tem que correr muito dentro de campo. Estou muito feliz aqui – disse Pato.

O Brasil deu inicio às ações ofensivas do segundo tempo também com uma cobrança de falta, dessa vez batida pelo capitão David Luiz. Com rebote de Mweene, a bola sobrou para Maxwell que tentou o cruzamento, mas viu a bola ser afastada pela defesa de Zâmbia.

A melhor chance até o momento veio com Daniel Alves, que recebeu ótimo lançamento de Neymar, tentou tirar a bola do goleiro, mas parou em mais uma ótima defesa de Mweene. Porém, o goleiro de Zâmbia nada pode fazer quando Oscar driblou o marcador e mandou de fora da área... Marcando um golaço, abrindo o placar para o Brasil.

E agora, Pato?
FOTO: Getty Images
Abriu a porteira, aí ficou fácil. Minutos depois, Neymar cruzou pelo lado esquerdo e encontrou a cabeça de Dedé, que mandou a bola para o fundo do gol, ampliando o marcador. Dedé que, a partir dos 25 minutos do segundo tempo, jogou com Henrique ao seu lado na zaga. O Brasil já havia feito outra substituição, com a entrada de Hernanes para a saída de Paulinho.

A partir de então, a seleção brasileira passou a administrar a partida. Oferecendo riscos apenas com chutes de fora da área ou esporádicas jogadas de habilidade de Bernard, o Brasil viu o juiz dar quatro desnecessários minutos de acréscimos e encerrar a partida.

Com o objetivo de avaliar os jogadores para a lista da Copa do Mundo, os amistosos entre Coréia do Sul e Zâmbia tiveram saldo positivo para o Brasil. Felipão testou e viu que alguns jogadores, como Lucas e Alexandre Pato, precisam correr muito para ganhar nova chance pela seleção. 

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 0 ZÂMBIA

Local: Estádio Nacional de Pequim (Ninho do Pássaro), em Pequim (China)

Data-Hora: 15/11/2013 – 8h45 (Brasília)

Árbitro: Fan Qi (Fifa-CHN)

Gols: Oscar e Dedé

BRASIL: Diego Cavalieri, Daniel Alves, Dedé, David Luiz (Henrique, 25'/2ºT) e Maxwell; Lucas Leiva, Paulinho (Hernanes,), Ramires (Oscar, Intervalo) e Lucas (Hulk, Intervalo); Neymar (Bernard,) e Alexandre Pato (Jô, Intervalo)
Téc: Luiz Felipe Scolari.

ZÂMBIA: Mweene, Kabaso (Chisenga,), Chama, Himonde e Mbola; Mtonga, Lungu (Musakanya,), Mayuka (Chamanga) e Katongo (Musonda,); Tembo (Chivuta,) e Mulenga (Kola)
Téc: Patrice Beaumelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário