sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dilma critica quem é contra Copa do Mundo: "Visão pequena"

Por Murilo Dias
E essa será a Copa das Copas
FOTO: Reuters
A presidente Dilma Rousseff (PT) classificou como “visão pequena” aqueles que são contra a realização da Copa do Mundo de 2014. Em entrevista, Dilma ratificou as melhorias que serão feitas no Brasil e afirmou que o “dono da casa” é o mais beneficiado com a festa.

- É uma visão pequena do Brasil, muito pequena do Brasil, não perceber a importância para o povo brasileiro e para o país ter a Copa do Mundo.

Dilma em Cuba
FOTO: Roberto Stuckert Filho 
As recentes manifestações espalhadas pelo Brasil não tiveram a força que os protestos de julho, tampouco ocuparam o espaço na grande imprensa ou na opinião popular. Porém, a violência presenciada nas manifestações assustou a todos que souberam do movimento. Em São Paulo, um manifestante acabou baleado.

- Nós esperamos esses esclarecimentos, junto com todos os brasileiros. Houve um problema, tem que ser esclarecido. É importante que o governo do estado de São Paulo esclareça as condições (do manifestante baleado), como tem feito o secretário da Segurança Pública. – disse Dilma.

A presidente ainda afirma que melhorias estão sendo feitas, que vão ficar para a população brasileira e que nada antes foi feito no país:

- O Brasil está gastando em mobilidade urbana para além da Copa – e também contemplando a Copa – mas é para além da Copa isso, R$ 143 bilhões. Nove estados do país vão ter sistema de metrô. Outros tantos são 600 quilômetros sobre trilhos. Nunca este investimento foi feito no Brasil.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Felipão promete novidades em próxima lista de convocados

Por Beatriz Baptista
Novidades estão por vir, boas ?
FOTO: Albari Rosa/Gazeta do Povo
A lista de convocados para o amistoso contra a África do Sul no dia 5 de março, em Joanesburgo,  será divulgada no dia 11 de fevereiro pelo técnico da seleção Luiz Felipe Scolari, no Rio de Janeiro. A CBF anunciou ontem a data oficial desse jogo.

-Estamos trabalhando na observação de jogadores tendo em vista a convocação para o jogo contra a África do Sul, no dia 5 de março. Posso adiantar que a relação de convocados para este jogo poderá ter algumas novidades - disse o treinador.

Felipão assistiu o jogo entre Totteham e Manchester City, no Campeonato Inglês, depois de ter participado de uma reunião junto com toda a comissão técnica, de acordo com o site oficial da CBF.

A lista final dos jogadores que vão jogar na Copa Mundo 2014 será divulgada no dia 7 de Maio. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Blatter diz que Brasil está mais atrasado que a África nas obras para a Copa

Por Beatriz Baptista
"Amigo" que critica e elogia...
FOTO: Thomas Hodel/Reuters
Joseph Blatter, o presidente da FIFA, voltou a apontar críticas pelas demoras de entregas para a Copa, afirmando que o Brasil está mais atrasado que a África do Sul, que foi sede no ano de 2010. No entanto, se mostrou muito ansioso e afirmou que o Mundial será bem sucedido.

-Esta é a primeira vez que um país dispõe de sete anos para organizar o Mundial e a preparação está atrasada. - disse Blatter, mostrando que o Brasil foi escolhido para ser sede em 2007. 

Ao mesmo tempo, o presidente da FIFA se mostra esperançoso com o Mundial - O Brasil está mais atrasado na preparação do que a África do Sul, no mesmo período. Mas não duvido de que um grande país, com 200 milhões de habitantes, organizará um grande Mundial. - afirmou.

Dilma Rousseff rebateu muitas vezes as críticas de Blatter dizendo que essa será "Copa das Copas", sendo que a presidente brasileira deu garantias à FIFA de que tudo será entregue o quanto antes.

Na semana passada, Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA, ameaçou retirar a Arena da Baixada, Curitiba, do Mundial por questões de atrasos nas obras. Sendo que apenas sete dos 12 estádios estão prontos (os seis usados na Copa das Confederações ano passado e Arena das Dunas, em Natal).

O presidente da FIFA também afirmou que o clima não será problema, ressaltando que já houveram copas em lugares bem parecidos, como EUA e México. 

A Copa do Mundo de 2014 será realizada entre os dias 12 de Junho e 13 de Julho. 

Mesmo desacreditado, Falcão foca na recuperação

Por João Vieira

Falcão tira foto antes da cirurgia
FOTO: Reprodução 
























Após ser operado no último sábado, Falcão Garcia acredita que ainda pode vir ao Brasil para disputar o Mundial.

O próprio médico que operou o jogador, José Carlos Noronha, mostra-se esperançoso. “A luz no final do túnel não é pequena”, afirmou. Porém, mesmo com a possibilidade de reabilitação rápida, Noronha alerta que o atacante “não pode apressar sua recuperação”.
Ainda de acordo com o médico, é cedo para apontar uma data, mas ele crê que Falcão “terá 50% de possibilidade de vir ao Brasil. Daqui a três meses já poderemos dizer algo seguro”.
Depois das afirmações do médico, Falcão disse que “as possibilidades existem e são minha esperança” para demonstrar a sua vontade de ajudar a Colômbia na Copa do Mundo.
Além disso, o atleta do Monaco acabou com as lamentações. “O que eu tinha que chorar, já chorei. Estou com muito ânimo e com muita disposição”, finalizou.
A Colômbia, que está no grupo C, enfrentará Grécia, Costa do Marfim e Japão.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Obras de mobilidade são principal legado do PAC Copa para BH, diz diretor da BHTrans

Por Portal da Copa
E dizem que nada está sendo feito...
FOTO: Divulgação
As obras de mobilidade urbana são o principal legado do PAC Copa do Mundo para Belo Horizonte. A avaliação é de Célio Freitas, diretor de planejamento da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). Segundo ele, a prefeitura da capital mineira tomou financiamento no governo federal para as obras do PAC Copa do Mundo e para as obras do PAC 2. São principalmente as obras do BRT da Avenida Cristiano Machado, da avenida Antônio Carlos e na área central.

“Essas obras vão trazer grande benefício para a população de Belo Horizonte, atendendo diretamente mais de 750 mil pessoas, inclusive da região metropolitana da nossa cidade. E essas obras vão trazer melhoria do conforto para esse usuário, maior rapidez nas viagens, menos poluição, menos congestionamento e, portanto, são o principal legado das obras do PAC para Belo Horizonte. Existem financiamentos complementares que irão se somar e melhorar e potencializar as obras já iniciadas”, afirma o diretor.
FOTO: Divulgação
Nesta sexta-feira (17.01), em cerimônia com a participação da presidenta Dilma Roussef, a prefeitura da capital mineira e a Caixa Econômica Federal assinam contrato de financiamento para obras de mobilidade urbana do PAC Grandes Cidades e dois contratos de contrapartida do município para obras de mobilidade urbana, encostas, drenagem e pavimentação. 

“Estamos assinando contratos especificamente para melhoria da mobilidade em uma determinada região de Belo Horizonte, a da Lagoinha, (…) Hoje existe um gargalo significativo de carros e ônibus que vêm da avenida Antônio Carlos, que acabam tendo um problema nessa transição. A construção de viadutos e também, na região da [avenida do] Contorno, entre [rua] Carijós e [rua] Rio de Janeiro, com um boulevard que será construído ao longo do Ribeirão Arrudas, vai dar uma melhoria, uma velocidade no deslocamento não só dos veículos, mas dos ônibus de forma geral”, afirma Marx Fernandes, gerente regional da Caixa Econômica Federal.

O gerente da Caixa também cita outros investimentos em curso na cidade, que vão permitir, na área de mobilidade, uma melhoria do transporte coletivo, do transporte dos veículos de passeio. “Então a gente entende que isso vai melhorar significativamente a mobilidade da população. (…) E a gente percebe, através desses recursos que o governo federal disponibiliza – através do Orçamento Geral da União, dos financiamentos – que isso é possível de fazer. Aí, com o advento da Copa do Mundo, percebemos e vislumbramos uma velocidade significativa dos investimentos nesse sentido”, declara.

Técnico dos EUA visita Arena da Amazônia e se encanta: "É absolutamente linda"

Por Beatriz Baptista
Alemão quase amazonense
FOTO: Associated Press
Jürgen Klinsmann, técnico da seleção americana, foi ao estádio amazonense, que será o lugar do seu primeiro jogo, contra Portugal no dia 22 de Junho. O treinador elogiou muito a Arena da Amazônia, contrário ao inglês Roy Hodgson, com grande ansiedade mostrou muita afeição pela Arena.

- Não tem o que dizer, a Arena é absolutamente linda e eu mal posso esperar para que a Copa do Mundo comece - disse Jürgen.

Como a seleção dos EUA está treinando em São Paulo, Klinsmann tem aproveitado e visitado os lugares que irá passar em Junho, para ver como provavelmente tudo vai ocorrer. Em relação ao clima, que vem gerando muitas polêmicas, o técnico encarou naturalmente.

Arena da Amazônia está 95,4% completa
FOTO: Divulgação/Portal da Copa 
-Nosso país é um lugar que tem muitas zonas de clima distintas. Então, por isso, não é problema jogar aqui em Manaus. Nós estamos ansiosos por todos os jogos, seja em Natal, Recife ou Manaus. Estamos acostumados em jogar em lugares quentes, frios, úmidos, no deserto, então, para nós, não há problema algum vir para cá - esclareceu.

Além do assunto estádio, o assunto confronto também veio à tona. O alemão, destacou que jogar contra a seleção portuguesa tem uma vantagem: "Cristiano Ronaldo".

- Vamos estar preparados, assim como todos os outros times. Estamos motivados em enfrentar Portugal aqui em Manaus. Afinal, é uma oportunidade para que todos possam ver o Cristiano Ronaldo. É um momento especial, a Copa do Mundo, é algo muito especial e, por ser uma oportunidade ímpar, nós temos que aproveitar cada segundo.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Técnico da Argentina visita Centro de Treinamento e revela detalhes da preparação da equipe

Por Portal da Copa 
Viu e gostou da Cidade do Galo
FOTO: EFE
Em visita ao Centro de Treinamento da Cidade do Galo, em Belo Horizonte, o  técnico da Argentina, Alejandro Sabella, acertou nesta sexta-feira (24.01) detalhes relativos à acomodação da equipe, que vai fazer sua preparação para a Copa do Mundo no local.

Sabella adiantou que a seleção argentina vai chegar a Minas Gerais no dia 9 de junho. A Argentina estreia no Mundial no dia 15 de junho, contra a Bósnia-Herzegovina, no Maracanã. Depois será a vez de jogar no Mineirão, contra o Irã, no dia 21. A equipe encerra a fase de grupos contra a Nigéria, em Porto Alegre, no dia 25.

“Os deslocamentos eram nossa maior preocupação. O Brasil é quase um continente, muito extenso de Norte a Sul, o que significa que as viagens podem ser muito cansativas, não somente em função das distâncias, mas também pelas mudanças de temperatura. Ter ficado no Grupo F foi muito bom porque tanto o Rio quanto Porto Alegre são cidades mais próximas”, revelou.

Quanto à permanência da equipe no CT do Galo, o técnico argentino reiterou a escolha “acertada” da equipe. “Depois do sorteio na Costa do Sauipe, nossa comissão técnica visitou hotéis no Rio e depois em Porto Alegre. Agora estamos aqui, que é o local onde vamos passar a maior parte do tempo. Focamos mais em quartos, restaurante e outras instalações para saber que tipo de adaptação teremos que fazer, mas serão mínimas. Sempre nos diziam que a Cidade do Galo era um dos melhores CTs do Brasil, então não tivemos dúvida e escolhemos aqui”, frisou. Segundo ele, a delegação argentina terá cerca de 50 pessoas.

A comitiva argentina que visitou a Cidade do Galo nesta sexta foi formada pelo secretário de seleção, Juan Carlos Crespi; pelo preparador físico, Pablo Blanco; pelo ajudante de campo, Claudio Gugnali; pelo diretor da Associação de Futebol Argentino (AFA), Ruben Moschella, e pelo gerente da AFA, Omar Souto.

 Assédio a Messi
O técnico argentino está ciente do assédio que o craque Messi vai causar, mas adiantou que vai atender as demandas de imprensa e fãs na medida do possível. “Sabemos que Messi, o melhor do mundo, será muito procurado, talvez mais que os demais, mas vamos sim permitir que ele fale com todos, mas ele terá que trabalhar muito também, descansar, estar com seus companheiros de time, enfim, seu maior trabalho aqui será o de jogar”, disse.

A Copa del Messi
FOTO: FIFA
Melhor do mundo quatro vezes consecutivas, Messi terá a oportunidade, assim como o restante da equipe, de estar com os familiares durante o Mundial. “Talvez colocaremos aqui dentro da Cidade do Galo uma tenda para abrigar os familiares dos jogadores, para que eles possam também passar um tempo com a família, mas vamos resolver isso no momento”, falou Sabella.

Com relação aos treinos, o técnico explicou que haverá dias abertos para a imprensa, outros com restrições para gravação de imagem da equipe. “Tem um treino que será obrigatório para a imprensa, mas também haverá outro em que os jornalistas poderão gravar ou os 15 primeiros minutos ou os 15 últimos. Vai depender também das viagens que faremos. Somente no dia saberemos quais jogadores falarão com os jornalistas”, falou.

Culinária mineira
Sobre os hábitos culturais de sua equipe, o técnico garantiu que a comida mineira fará parte do cardápio do time. “Nós comemos mais carne de boi e vaca e menos porco e peixe, mas vamos incluir a carne suína no cardápio, que é bastante saudável. Acho que traremos um cozinheiro conosco. A churrasqueira que tem aqui no CT será bastante usada, com certeza”, comentou o técnico.

Quanto aos confrontos da Argentina, o secretário de seleção, Juan Carlos Crespi, preferiu não hierarquizar. “Bósnia, Irã ou Nigéria são todos perigosos. Nós acabamos de ver o que aconteceu em Marrocos (a derrota do Atlético-MG para o Raja Casablanca no Mundial de Clubes da FIFA) e ainda lembramos com tristeza de nossa derrota para Camarões, na Copa de 1990, na Itália. De maneira que não podemos desmerecer nenhum time, mesmo que seja uma equipe sem título ou tradição no futebol”, afirmou Crespi.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Primeiro grande protesto do ano pode contar com 24 mil pessoas

Por João Vieira
Em junho, brasileiros protestaram até dentro dos estádios
FOTO: AP
Após as manifestações durante a Copa das Confederações, a Fifa expôs que os protestos contra a Copa são uma de suas preocupações. E, pelo que parece, os dirigentes da entidade ainda terão muita dor de cabeça, já que diversos eventos começam a ser marcados nas redes sociais.
O primeiro grande encontro contra o Mundial deve acontecer hoje, em São Paulo. O evento, nomeado “Primeiro grande ato em 2014 contra Copa”, conta com mais de 24 mil pessoas confirmadas no Facebook. A organização distribuiu faixas e lambe-lambes pela cidade para incentivar a população da cidade.
Segundo o site UOL, um grupo de cinco a dez manifestantes montou barracas no vão livre do Masp, local de concentração do protesto. O grupo não disse por quanto tempo pretendia permanecer no espaço.
Movimentos sociais e organizações como o Periferia Ativa e Fórum Popular de Saúde devem apoiar o manifesto.
A descrição do evento esclarece que a Copa “não passa de um grande espetáculo com o dinheiro do contribuinte” e alerta para os altos investimentos para o campeonato.
Nesta semana, antes da inauguração da Arena das Dunas, em Natal, um grupo formado por cerca de 400 pessoas já realizou um protesto na estrada do estádio.
Outras 32 cidades já se organizam para receber manifestações, espalhadas por todos os estados do país. As autoridades têm receio de uma possível adesão do movimento “black bloc”, que preza pela destruição de bens privados e, corriqueiramente, entram em confronto com a polícia. 

Sim, eu sou a favor da Copa do Mundo de 2014

Por Murilo Dias
E ai, para qual lado torcer?
Sim, eu sou a favor da Copa do Mundo de 2014. Não, eu não sou “alienado”.

Sim, eu sou a favor da Copa do Mundo de 2014. Não, eu não dou o direito de qualquer pessoa, por qualquer motivo, me condenar, me depreciar, me diminuir, apenas por isso.

Sim, eu sou a favor da Copa do Mundo de 2014. Não, eu não sou cínico e sei que o nosso país precisa melhorar em muitos aspectos.

Sim, eu sou a favor da Copa do Mundo de 2014. Não, eu não sou hipócrita como tantos que dizem ser contra a Copa, mas no primeiro jogo da seleção vão se pintar de verde e amarelo e sair nas ruas para comemorar.

Sim, eu sou a favor da Copa do Mundo de 2014. Sim, eu gostaria que a sociedade na qual faço parte fosse mais sábia no uso das palavras. Que críticas sejam embasadas e promovam o debate. Que falsos agitadores se calem. E os que querem atenção... que fiquem quietos, pois o jogo vai começar.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Rivaldo dispara contra realização de Copa do Mundo: "O Brasil não tem condições"

Por Murilo Dias
Ele diz não
FOTO: Getty Images
Se alguns craques e ídolos da seleção brasileira estão envolvidos com a realização da Copa do Mundo, Rivaldo não é um deles. O ex-camisa 10 da seleção, que já atuou por inúmeros clubes do Brasil e do mundo voltou a criticar a Copa de 2014.

Em entrevista a Rádio Jovem Pan, Rivaldo disse que o país não tem condições de realizar um evento do porte de uma Copa do Mundo e afirmou que o Brasil passará vergonha.

Nós já sabíamos que isso aconteceria, mas não quero mais dar minha opinião sobre isso. Falei outras vezes que o Brasil não tem condições de fazer a Copa do Mundo. Vai ser difícil, o Brasil vai passar vergonha - afirmou o meia.

Rivaldo já havia criticado o Mundial e disse que o Brasil tem outras prioridades, como saúde e educação. À época dos protestos, em junho de 2013, aproveitou e falou novamente.

- O Brasil tem muita coisa para fazer, como colégio, na saúde e presídio, e não campos de futebol para a Copa do Mundo. Vai tanto dinheiro só para um mês - finalizou.

Felipe Melo admite erro, mas não se sente culpado por 2010

Por João Vieira
Felipe Melo agrediu Robben na Copa de 2010
FOTO: Getty Images
Em entrevista ao site iG, Felipe Melo, volante do Galatasaray, da Turquia, culpou os jornalistas pela culpa colocada em seus ombros na Copa de 2010, na África do Sul, quando o Brasil perdeu de virada para a Holanda e Felipe expulso por pisar em Arjen Robben.
“Foi uma coisa criada por vocês da imprensa. Não me sinto culpado por nada. Fiquei chateado porque queria vencer aquela Copa do Mundo. Nunca perdi noites de sono por achar que fui culpado”, desabafou.
O jogador ainda lembrou de seus bom números de passes no Mundial, onde teve aproveitamento de 90%. “Fui bem na Copa do Mundo. Fui colocado como jogador versátil e melhor passador do Brasil”.
Criticado por cometer faltas muito fortes e violentas, Felipe admite o erro no lance com o holandês, mas expõe casos de outros atletas que também já estiveram envolvidos em casos semelhantes e são vistos como “anjinhos”.
“Na posição que eu jogo é inevitável. Muitas vezes você é o último homem e é necessário fazer a falta para evitar o gol. O errado no futebol é pisar em alguém, como eu fiz como o Robben na Copa, mas o Ramires já foi expulso pela seleção, o Hernanes também, caras tidos como anjinhos. Tem o exemplo do Leonardo também, um cara super correto que deu aquela cotovelada e foi expulso em 1994”.
O volante, que tem diminuído o número de cartões recebidos nesta temporada, diz que aprendeu a lição e se vê mais amadurecido. “O futebol me ensinou muitas coisas e sempre fui aberto a aprender. A tendência é você melhorar automaticamente, e o tempo dá o amadurecimento”.
Esperança
Mesmo sem ter sido convocado para a seleção na era Felipão, Felipe Melo mantém a esperança e acredita ser possível disputar a Copa de 2014. “Tenho a esperança de jogar a Copa. Trabalho com humildade, dignidade e tenho fé em Deus de que pode acontecer”, completou.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Música oficial da Copa será cantada por Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez

Por FIFA
Pitbull, Jennifer e Claudinha: We are one!
FOTO: Getty Images
Um dos principais atrativos da Copa do Mundo da FIFA 2014, a música oficial da competição teve seus artistas anunciados hoje pela FIFA e pela Sony Music. Considerada um dos maiores talentos da música brasileira, Claudia Leitte protagonizará uma parceria com os superastros internacionais Pitbull e Jennifer Lopez na canção intitulada "We Are One (Ole Ola)".

Após o sucesso de "Waka Waka (This Time for Africa)", cantada por Shakira na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, a nova música, escrita e coproduzida por Pitbull, promete espalhar a energia apaixonante do Brasil para o mundo inteiro quando for lançada oficialmente pela Sony Music. Vibrante como o país anfitrião do torneio, a canção tem tudo para empolgar os torcedores de futebol de todo o planeta às vésperas da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Jennifer curtiu o carnaval do Brasil
FOTO: EFE
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, no estádio do Maracanã, com a presença de Claudia Leitte e Pitbull ao lado do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, bem como do presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, do membro do Conselho de Administração do COL e ídolo do futebol brasileiro Bebeto e do bicampeão da Copa do Mundo da FIFA Cafu.

"A FIFA e a Sony Music estão extremamente animadas em compartilhar com o mundo o enorme talento de Claudia Leitte, ao lado de artistas de renome internacional como Pitbull e Jennifer Lopez", disse Jérôme Valcke durante o anúncio no Maracanã. "Nas várias visitas que fiz ao país, ouvi muito sobre a formidável tradição musical do Brasil. Para mim, portanto, é uma alegria enorme ver uma artista brasileira entre os destaques dessa canção. Tenho certeza de que, assim como eu, milhões de entusiastas do futebol e da música em todo o mundo estarão ansiosos pelo seu lançamento."

"Estou muito feliz e emocionada de representar meu país na Copa do Mundo da FIFA ao lado desses dois artistas maravilhosos que admiro e respeito", contou Claudia Leitte. "Adoro compartilhar minha cultura e meu país com as pessoas através da música! A Copa do Mundo da FIFA é um dos maiores eventos do planeta e estou ansiosa para dançar samba com Pitbull e Jennifer Lopez no Brasil!"

"Eu me sinto honrado de fazer uma parceria com Jennifer Lopez e Claudia Leitte na Copa do Mundo da FIFA para levar o espírito de união ao mundo inteiro", declarou Pitbull. "Eu realmente acredito que este esporte fantástico e o poder da música ajudarão a unir as pessoas, porque somos melhores quando nos juntamos."

"We Are One (Ole Ola)" irá estrear nos próximos meses, antes do início da Copa do Mundo da FIFA 2014, e estará presente no álbum oficial da competição, que será lançado pela Sony Music Entertainment. Além disso, o clipe de "We Are One (Ole Ola)" também está sendo preparado.
Claudia Leitte e o craque Neymar
FOTO: Instagram
A FIFA e a Sony Music desfrutam de uma parceria de sucesso na produção da canção oficial da Copa do Mundo da FIFA desde 1994. Essa tradição musical começou na Copa do Mundo da FIFA 1966, na Inglaterra, com a música dedicada à primeira mascote oficial, o leão "World Cup Willie". Desde então, a canção e a mascote oficiais ganharam uma importância cada vez maior como atrativos do torneio, possibilitando que outras pessoas, e não apenas os amantes de futebol, se identificassem com o maior evento internacional de um único esporte.

Entre as músicas oficiais das últimas edições da Copa do Mundo da FIFA, estão: "Un’Estate Italiana", de Edoardo Bennato e Gianna Nannini, em 1990; "Gloryland", de Daryl Hall com Sounds of Blackness, em 1994; e "La Copa de la Vida", de Ricky Martin, em 1998. "Boom", de Anastacia, foi a canção oficial do torneio de 2002, que também teve um hino composto por Vangelis a partir de elementos sonoros típicos da Coreia e do Japão. Em 2006, "The Time of Our Lives", do quarteto Il Divo, fez enorme sucesso. Por fim, a edição de 2010 foi celebrada ao som de "Waka Waka (This Time for Africa)", escrita por Shakira, que cantou ao lado da banda sul-africana Freshlyground.

FIFA investirá cerca de R$ 50 milhões em instituições brasileiras ligadas ao futebol

Por Beatriz Baptista
Jorginho, Bebeto, Valcke, Cafu...
FOTO: Twitter de Jérôme Valcke
Em uma visita ao Instituto Bola pra Frente do ex-jogador Jorginho, em Guadalupe na zona norte do Rio, o secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke comunicou hoje que criará um Fundo de Legado para apoiar projetos sociais com relação ao futebol, principalmente em comunidades carentes. O investimento será de aproximadamente US$ 20 milhões (equivalente a R$47 milhões). 

O Bola pra Frente já recebeu cerca de US$200 mil (cerca de R$470 mil) da FIFA. Ao lado de Cafu, Bebeto, Jorginho e centenas de crianças, Valcke visitou o espaço, sambou, fez embaixadinhas e até bateu um pênalti. 

- Ainda vamos fechar e anunciar completo todo esse investimento, mas são pelo menos US$ 20 milhões que a FIFA vai investir em comunidades no Brasil para construção de minicampos e provocar esporte aliado sempre à educação - disse o secretário-geral da FIFA.

Visita de Valcke
FOTO: Twitter de Valcke Jérôme
O projeto Football for Hope a federação pretende distribuir mais de US$ 1 milhão por instituições parecidas com a de Jorginho. Que agradece por ainda ter o sonho de alcançar mais de 19 mil crianças por ano. O investimento em jovens é para que eles se beneficiem disso no futuro. 

Jérôme Valcke elogiou o instituto em sua conta no Twitter:

- Fantástico ver o poder do futebol em ajudar a melhorar a vida de jovens em um projeto do Football for Hope no Rio. 

Por outro lado também critica indiretamente a burocracia brasileira: 

- A liberação de fundos pode levar um tempo aqui no Brasil e por isso queremos ajudar logo o projeto a ser uma realidade.

Craque da Colômbia, Falcao Garcia sofre grave lesão e está fora da Copa de 2014

Por Murilo Dias
Falcao não voa mais para o Brasil
FOTO: Reprodução/ Mônaco
A Colômbia acaba de receber a noticia de que seu principal jogador, o atacante Falcao Garcia, não jogará a Copa do Mundo de 2014. Após receber um carrinho forte, por trás, Falcao sofreu grave lesão no ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo, durante jogo do seu time Mônaco, pela Copa da França.

Autor do carrinho, Sonner Ertek, zagueiro francês do Chasselay Monts d'Or Azergues se diz muito arrependido pelo lance:

- Estou decepcionado. Odiarei a minha vida se a temporada de Falcao terminou.

A confirmação da lesão se deu pela Agência EFE após conversa com o médico José Carlos Noronha, que examinou o jogador após o lance. Noronha afirma que Falcao precisará de seis meses de recuperação depois da cirurgia, tirando o craque da Copa.

Com estádio muito atrasado, Curitiba pode ficar fora da Copa de 2014: "É um perigo"

Por Murilo Dias
Baixou a moral na Baixada
FOTO: Divulgação
Curitiba corre um grande risco de ficar fora da Copa do Mundo de 2014. Com o atraso nas obras da reforma da parte antiga e construção da área nova na Arena da Baixada, a Fifa, através do secretário-geral Jérome Valcke, já avisou que pode optar por tirar a cidade da Copa.

E as obras, oh...
FOTO: Divulgação
O prazo para um plano de ação foi dado ao Atlético Paranaense, dono do estádio: 18 de fevereiro, onde haverá nova inspeção. Caso não seja aprovado, a cidade realmente será eliminada. Valcke, porém, acredita no sucesso das medidas:

- Continuo a acreditar que as decisões tomadas agora vão nos permitir fazer a Copa na cidade. Vai ser um parto difícil, mas teremos um belo bebê.
Antes, em entrevista coletiva, após a visita da Arena que possue 88% de conclusão, o mesmo Valcke criticou fortemente o estado em que a obra se encontra:

- Sejamos francos e diretos. Como devem saber, a situação atual do estádio não é realmente do nosso agrado. O estádio não está apenas muito atrasado, mas foge a qualquer bom cronograma de entrega para a Fifa.

Restam aos governos Estadual e Municipal trabalharem em conjunto com o Atlético-PR para que a cidade não fique de fora do mundial. Caso pronta e aprovada, a Arena da Baixada receberá os jogos Irã X Nigéria, Honduras X Equador, Espanha X Austrália e Argélia X Rússia, todos pela fase de grupos.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Após elogio da Fifa, Dilma anuncia inauguração do Beira-Rio

Por Gabriel Neves
Fifa e o Comite Organizador Local em vistoria ao Beira-Rio 
Foto: Aline Rimolo/Divulgação PMPA

A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL), realizaram nesta terça-feira (21), uma visita ao estádio Beira-Rio, para acompanhar o andamento das obras e vistoriar o trabalho que está sendo ali realizado. O coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Maurício Santos, e o coordenador de Estádios do Comitê, Ricardo Nunes, estiveram presentes no local juntos da equipe formada pelo consultor de Estádios da Fifa, Charles Botta, o gerente geral de Estádios do COL, Roberto Siviero, e o consultor de Estádios do comitê, Fábio Carvalho. 

Obras no Beira-Rio
Foto: Divulgação
- Estamos satisfeitos com o andamento dos trabalhos no Beira-Rio e confiantes de que teremos um palco memorável para a Copa 2014", afirmou Maurício Santos. 

Um dia depois do elogio da Fifa a Arena Gaúcha, a presidenta Dilma Roussef, por meio do Twitter, anunciou que o próximo estádio a ser entregue será o Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Logo após ter inaugurado a Arena das Dunas, em Natal (RN).

- Com 42 mil lugares, o estádio terá quatro partidas da Copa das Copas e depois será a casa das partidas do ABC e do América. Além dos jogos de futebol, a Arena das Dunas poderá ser usada para shows, feiras, workshops, grandes eventos e exposições. O próximo estádio da Copa das Copas a ser entregue será o Beira-Rio, em Porto Alegre, postou Dilma.

O primeiro jogo no estádio Beira-Rio ocorrerá no dia 29 de janeiro, pelo Campeonato Gaúcho. O Inter enfrentará o São Paulo de Rio Grande.

Lucas Leiva se machuca e fica fora de amistosos pré-Copa

Por Beatriz Baptista
Lesão deixa Copa mais distante
FOTO: Phil Noble/Reuters
O volante brasileiro, Lucas Leiva sofreu uma lesão no empate entre Liverpool e Aston Villa em 2x2. Inicialmente, o técnico do time, Brendan Rodgers, tinha informado que não havia sido algo grave, no entanto a assessoria de imprensa do jogador afirmou que ele ficará fora dos gramados por seis ou oito semanas. A contusão foi no ligamento colateral do joelho direito, mas não houve rompimento.

Lucas Leiva já foi convocado em 2013
FOTO: Mowa Press
-Seja o que Deus quiser - escreveu o volante em sua conta pessoal no Twitter.

Lucas começou no Grêmio entre 2005 e 2007, logo depois foi para o time inglês, onde está mais de seis anos. Já recebeu algumas convocações para seleção e inclusive já participou de alguns amistosos no ano passado.

Contudo, Lucas não participará do amistoso contra a África do Sul, em Johannesburgo dia 5 de Março. Ficando cada vez mais distante de uma vaga na seleção. Felipão irá divulgar os convocados dia 12 de Fevereiro. E a lista para a Copa de 2014 será no dia 7 de Maio. 

Arena Dunas é inaugurada, mas ainda não recebe jogos

Por João Vieira
Arena é a sétima a ser inaugurada
FOTO: Canindé Soares


A Arena das Dunas, em Natal, será inaugurada hoje, com presença da presidente Dilma Rousseff, do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e de Aldo Rebelo, ministro do Esporte.

O estádio, que ficou 29 meses em obras, é o primeiro dos seis que não participaram da Copa das Confederações a ser inaugurado.

A cerimônia contará apenas com uma ação simbólica da mandatária brasileira e a governadora do estado, Rosaiba Ciarlini, que trocarão passes no gramado.

Os primeiro jogos no campo acontecerão no domingo: América-RN x Confiança, às 16h, pela Copa do Nordeste e ABC x Alecrim, pelo Campeonato Potiguar.

Os 27 mil ingressos disponibilizados para acompanhar os jogos estão à venda desde ontem, com preços variando de acordo com a localização do assento. O lugar mais caro sai por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Com previsão de entrega para fevereiro, Arena Pantanal é inspecionada por FIFA


Por Portal da Copa
Quase tudo pronto em Cuiabá
FOTO: Abelardo Mendes Jr/ Portal da Copa
Uma comitiva formada por integrantes da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL) e do governo federal visitou, no fim da tarde desta segunda-feira (20.01), as obras da Arena Pantanal, em Cuiabá. O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, os ex-jogadores Bebeto (membro do COL) e Cafu, o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Mato Grosso, Maurício Guimarães, fizeram a inspeção na construção, que está com mais de 90% dos serviços concluídos.

A inspeção faz parte de uma série de visitas a três estádios da Copa do Mundo nesta semana. Na manhã desta segunda-feira, a comitiva esteve na Arena Corinthians, em São Paulo, e seguirá nesta terça-feira (21.01) para a Arena da Baixada, em Curitiba.

Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas no acabamento da cobertura, áreas internas, pavimentação externa, estrutura de tecnologia da informação e instalação das cadeiras. Cerca de 1300 trabalhares atuam no canteiro de obras. A entrega da obra está prevista para o final do mês de fevereiro.
FOTO: Edson Rodrigues/Portal da Copa

A montagem dos telões da Arena Pantanal teve início no último final de semana. Serão dois placares de alta resolução, com aproximadamente 76 m2 cada, colocados em diagonal atrás dos gols, para que a luz do sol não interfira na qualidade da imagem. Os primeiros dos aproximadamente 42.900 assentos já começaram a ser instalados.

Entrevista coletiva
O legado para a cidade e a situação do gramado foram os principais pontos da entrevista coletiva que a comitiva concedeu após a visita. “Tenho a convicção de que Cuiabá constrói o maior legado entre todas as cidades que receberão jogos da Copa. Entre várias outras, temos as obras do Aeroporto Marechal Rondon, o Corredor Mario Andreazza e o VLT, mesmo que esse seja entregue após o torneio”, disse o ministro Aldo Rebelo. “Este ano, a cidade e o estado serão ainda mais reconhecidos pela sua história, cultura e belezas naturais. Não tenho dúvida de que a Copa será um sucesso aqui”, completou Rebelo.

O secretário-geral da FIFA falou sobre o prazo de entrega do estádio. “Todos estamos trabalhando para que todas as instalações estejam prontas e em boas condições para a Copa do Mundo. Posso confirmar que quando o estádio é entregue no prazo previsto nos deixa uma situação confortável, mas temos todos de trabalhar juntos neste momento. Aqui em Cuiabá, a previsão de entrega é para o final de fevereiro. Estamos acompanhando as questões do gramado e dos assentos”, afirmou Jérôme Valcke. 
Valcke bate bola em gramado ruim na Pantanal
FOTO: Edson Rodrigues/Portal da Copa

Sobre o gramado, o ex-jogador Bebeto ressaltou a importância da qualidade final. “O campo é a coisa mais importante para o jogador. Em três Copas que joguei, a primeira preocupação dos atletas era sempre reconhecer o gramado. Se o campo está bom, evitamos lesões e temos impressão muito boa durante as transmissões  pela televisão”, disse Bebeto. “Estaremos em cima para que o gramado esteja em boas condições no prazo correto, já que o estádio está maravilhoso”, completou. 


O governador Silval Barbosa também comentou sobre o campo de jogo. “Muita coisa está diferente aqui na arena desde a última visita dessa comitiva, há três meses. Temos quatro empresas trabalhando em conjunto na obra. Uma está concluindo a arena, outra está responsável pelo gramado e outras duas com tecnologia da informação e energia. Fomos atrás do que há de melhor no país na questão do gramado e temos certeza de que a grama da Arena Pantanal e dos dois Centros Oficiais de Treinamento (da Barra do Pari e da Universidade Federal do Mato Grosso) estarão próximas da perfeição”, afirmou Barbosa.

Quatro partidas durante a Copa
Cuiabá receberá seleções de cinco continentes diferentes nas quatro partidas do Mundial. O primeiro duelo na Arena Pantanal será em 13 de junho, entre Chile e Austrália, partida válida pelo Grupo B. O confronto seguinte será no dia 17 de junho, entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H. O terceiro confronto na Arena Pantanal reunirá a Nigéria e a estreante Bósnia-Herzegovina, no dia 21 de junho, pelo Grupo F. Por fim, Cuiabá se despede com o jogo da Colômbia, cabeça de chave do Grupo C, contra o Japão, em 24 de junho.