sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Após renegar Brasil, Diego Costa é convocado e faz propaganda da seleção espanhola

Por Murilo Dias
Muy bueno, Dieguito
FOTO: Divulgação / Adidas
O agora espanhol Diego Costa virou garoto-propaganda. Convocado pela Espanha para jogar o amistoso contra a Itália no dia 5 de março, Diego fez parte de uma campanha publicitária da Adidas, fornecedora de materiais esportivos da seleção espanhola.

Agora ele ri. Na Copa...?
FOTO: EFE 
Na coletiva de divulgação da convocação, Vincente Del Bosque afirmou que esta ainda não é a seleção final para a Copa:

- Diego Costa vem por méritos adquiridos no Atlético de Madrid. Esta é uma lista apenas para o jogo contra a Itália. Não tem nada a ver com a Copa do Mundo.

Apesar disso, com a proximidade do mundial, é possível que Diego seja convocado oficialmente para disputar a Copa.

O atacante brasileiro, que se envolveu em polemica ao defender a seleção espanhola, já havia sido convocado, mas uma lesão o impediu de atuar pelo seu “novo” país. Agora, a expectativa é grande, já que Diego Costa brilha nos gramados espanhóis com a camisa do Atlético de Madrid.

Confira a lista completa da seleção da Espanha:
Goleiros
Casillas (Real Madrid), Valdés (Barcelona) e Reina (Napoli)

Zagueiros
Albiol e Sergio Ramos (Real Madrid)

Laterais
Jordi Alba (Barcelona), Juanfran (Atlético de Madrid) e Azpilicueta (Chelsea)

Meio:  
Busquets, Xavi, Iniesta, Fàbregas (Barcelona), Cazorla (Arsenal), Thiago Alcântara e Javi Martínez (Bayern de Munique)

Atacantes:
Diego Costa (Atlético de Madrid), Pedro (Barcelona), David Silva, Negredo e Navas (Manchester City)

Delegação da Espanha terá recepção especial em Curitiba

Por Portal da Copa
Baita recepção, diga-se de passagem...
FOTO: AFP
Uma série de atividades artísticas e culturais está sendo programada para a recepção da seleção espanhola em Curitiba, quando a equipe ficará concentrada no CT do Caju, do Clube Atlético Paranaense. A vice-cônsul da Espanha, Blanca Hernando Barco, esteve nesta quinta-feira (27.02) na coordenação geral da Copa do Paraná, acompanhada da diretora de produção Meire Abe.

Na ocasião, foram reveladas as ações do Centro Espanhol do Paraná, que pretende recepcionar a delegação da Espanha, mas também realizar alguns eventos artísticos e culturais ampliando os laços de amizade entre os dois países. Durante o período da Copa do Mundo será realizado o 53º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná no Teatro Guaíra, quando o Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná se apresentará no dia 02 de julho. 

- Queremos que a comunidade espanhola não fique omissa à passagem da delegação da Espanha pelo Paraná -, afirmou Blanca.

O consulado da Espanha, junto com o Instituto Cervantes e o Centro Espanhol, estão preparando a vinda ao Paraná do Embaixador da Espanha para os próximos dias 17 e 18 de março. Ele deve visitar o CT do Caju, local de concentração da seleção e a Arena da Baixada.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Brasil irá jogar amistoso nove dias antes da estreia na Copa do Mundo

Por Gabriel Neves
Momento de testar os craques brasileiros
FOTO: Reuters


A Federação Panamenha de Futebol confirmou no domingo que a seleção da América Central vai enfrentar o Brasil no dia 3 de junho, nove dias antes da estreia da seleção brasileira no mundial,  em um dos dois amistosos da preparação da equipe de Felipão para a Copa do Mundo.


O confronto acontecerá no Serra Dourada, em Goiânia. Já o segundo amistoso de preparação para a Copa será no Morumbi, dia 6 de junho, contra a Sérvia, adversário ainda não confirmado oficialmente pela CBF. 

A seleção do  Brasil irá começar seus preparativos no dia 26 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis, Região Serrana do Rio.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Itaquerão tem primeiro teste de iluminação

Por Beatriz Baptista
Ilumina o Timão
FOTO: Reprodução/Instagram
A Arena Corinthians fez nesta última sexta-feira, 21 de fevereiro, o primeiro teste com a iluminação do estádio. O sistema de luzes será diferente, não terá lâmpadas usuais, serão LEDs da multinacional Osram, em torno de toda a cobertura da arena.

Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, é um dos responsáveis pela obra do Itaquerão, e foi ele que divulgou as imagens do estádio todo iluminado com o LED. 

- Cidade luz, podem chorar bando de loucos - essa foi a legenda da foto divulgada. Além disso, a Arena Conrinthians receberá a abertura da Copa do Mundo e sua primeira partida, Brasil e Croácia. 

A obra está prevista para ser entregue, totalmente pronta, no dia 15 de abril. De acordo com o time paulista e a construtora responsável, Odebrecht.

Após polêmica sobre camisetas da Adidas, Governo se pronuncia

Por Murilo Dias
We love Brazil!
FOTO: Reprodução / Facebook
O Governo Federal e o Ministério do Esporte, por meio da página “Portal da Copa”, se pronunciaram sobre as polemicas camisetas com conotação sexual lançadas pela Adidas, com o tema da Copa do Mundo.

Enaltecendo as qualidades do Brasil e do povo brasileiro, a mensagem dizia:

 O Brasil é um país moderno, da diversidade, repleto de belezas naturais, culturais, um povo genial que não desiste nunca e que recebe todo mundo de braços abertos.
É jovem, é alegre, é plural, é criativo, trabalhador! O Brasil é tudo isso e muito mais! 
Por isso nós AMAMOS O BRASIL!"

As camisetas da Adidas tiveram suas vendas canceladas e a empresa alemã afirmou que as peças seriam restritas aos EUA:

- A Adidas sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso  anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos – conforme nota oficial.

Operadoras de telefonia móvel temem não atender à demanda na Copa

Por Danilo Lacalle 
Imagina na Copa...
FOTO: Reuters
Com a Copa do Mundo chegando, a empresas de telefonia móveis brasileiras vivem uma grande tensão, devido aos estádios apresentados para receberem o mundial não possuírem uma eficiente, ou, em muitos casos, pronta, infraestrutura de telecomunicação.

Segundo a SindiTelebrasil, mesmo estando a poucos dias do mundial, nenhuma das sedes possuem instalações suficientes para receber a quantidade de sinais, vinda de aparelhos celulares, que chegarão de todos os cantos do mundo. Com isso, as empresas Vivo, Nextel, Oi, Tim e Claro temem que isso prejudique as chamadas telefônicas, além das postagens de fotos e vídeos, dentro de algumas arenas que receberão o mundial.
Se o sinal telefônico já é ruim agora…
Foto: Glauber Queiroz / Portal da Copa
O Castelão (Fortaleza), a Arena Pernambuco, o Mineirão, Arena da Baixada e Arena Corinthians são as sedes que apresentam uma situação mais complicada quando o assunto é telefonia móvel, pois ainda não possuem contratos acertados com as empresas responsáveis na infraestrutura telemóvel dentro dos estádios.

Devido a inúmeras reclamações de turistas e moradores que tentaram usar seus celulares na Copa das Confederações, as empresas de telefonia móvel decidiram maximizar sua eficiência, criando uma conexão Wi-fi nos estádios, que será gratuita para o público. Assim, para permitir tamanha conexão de aparelhos, ao mesmo tempo, as operadoras se reuniram, fechando um consórcio de R$200 milhões, sendo prevista a instalação de 300 antenas, usando de seus próprios roteadores compartilhados.

Quando perguntado ao diretor executivo da SindiTelebrasil, Eduardo Levy, qual realmente será o motivo das operadoras estarem tomando essa atitude, o mesmo disse que:

- Durante a Copa das Confederações, apenas redes 2G, 3G e 4G estavam disponíveis. Percebemos que era preciso uma infraestrutura mais forte. Para se ter uma ideia, quando um torcedor posta uma foto, é como se 20 pessoas estivessem falando ao mesmo tempo.

Alguns dos estádios que já foram sede na Copa das Confederações, Fonte Nova, Maracanã e Mané Garrincha, já possuem uma infraestrutura para telefonia móvel mais adiantada, porém, ainda não pronta. Os prazos, todos previstos para fevereiro, foram adiados para maio, até todos os equipamentos Wi-fi estarem instalados. Já o Beira-Rio, a Arena Pantanal e a Arena Amazônia possuem também um prazo para maio.

A Arena Corinthians e a de Curitiba apresentam uma situação mais grave que as demais, pois ainda estão em negociação para ter uma rede própria. Não estando prontas as obras, o que impede concluir a negociação para a infraestrutura de internet sem fio é a falta de um prazo exato.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ronaldo enaltece Copa no Brasil e diz que evento trará "legado importante"

Por Beatriz Baptista
A sede de Copa
FOTO: Alexandre Cassiano
Como integrante do Comitê Organizador Local da Copa, Ronaldo Fenômeno diz que a Copa do Mundo aqui no Brasil será um “grande negócio” para o país. O ex-jogador tenta convencer a minoria que é contra o evento, de que será vantajoso para todos.

- O PIB do Rio Grande do Sul, por exemplo, vai aumentar em R$ 500 milhões por causa do evento – exemplifica Ronaldo e completa que a Copa deixará um legado importante.

Além de elogios, Ronaldo dá atenção para quesitos como a estrutura geral de um estádio. Como o Beira Rio.

- Fico feliz em ver que o gramado está em excelentes condições, mas não podemos esquecer das estruturas complementares, que são muito importantes – completa. Enaltecendo também o evento da FIFA (Fan Fest), que muitos governos estão discutindo sobre. – Uma pequena parte da população vai poder estar nos estádios para ver os jogos. Por isso a Fan Fest era uma oportunidade para que o público participe da festa.

Campeão dos mundiais de 94 e 2002, Fenômeno inveja jogadores que estarão à ativa durante a Copa e ironiza sua idade e peso:

- Adoraria ter alguns anos a menos e muitos quilos a mais para jogar no meu país. Seria fantástico, mas o tempo não ajudou.

Durante esse Seminário Técnico da FIFA, em Florianópolis, também teve discursos do secretário-geral da FIFA, Jêróme Valcke que elogiou o andamento das obras em Curitiba por sua confirmação na Copa.

- Avançamos muito na questão de Curitiba, mas ainda temos problemas e atrasos em outras arenas. Estamos acompanhando os trabalhos de perto, pois o prazo é curto e precisamos ser rápidos – disse Valcke.

Confira o andamento das obras de mobilidade urbana em Curitiba

Por Portal da Copa
Curitiba vai andar!
FOTO: Divulgação / Portal da Copa
As obras de mobilidade financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa devem ser entregues até maio, antes do início do Mundial de futebol, de acordo com a prefeitura de Curitiba.

Para colocar os cronogramas em ritmo normal, foram necessários, durante o ano passado, alguns ajustes nos contratos e projetos e  novas licitações de alguns trechos. Com isso, foi possível retomar, em agosto passado, as obras da Linha Verde Sul, paralisadas há um ano, e colocar em andamento, no início de 2014, quatro trechos de pavimentação do Corredor Aeroporto/ Rodoferroviária.

FOTO: Divulgação / Portal da Copa
Também foram licitados, entre julho e setembro de 2013, os últimos três lotes de obras do Corredor Avenida Marechal Floriano Peixoto. Estão adiantados os serviços no trecho entre o viaduto sobre a linha férrea e o Terminal do Boqueirão, as obras de alargamento do viaduto e as obras no trecho que vai do viaduto até a divisa com São José dos Pinhais.

Obras mais complexas, como as do Viaduto Estaiado, estão prestes a ser entregues. O elevado no cruzamento da Avenida das Torres com a Coronel Francisco H. Dos Santos, sobre a Avenida das Torres, teve sua estrutura concluída e estão sendo instalados os cabos (estaias) que irão sustentá-lo.

Veja a situação de cada obra

Corredor aeroporto-rodoferroviária
Descrição: Avenida das Torres: requalificação, com novo pavimento, calçadas, ciclovias e iluminação.
Viaduto estaiado: no cruzamento da Avenida das Torres com a Coronel Francisco H. Dos Santos. Obras estão com 84% de execução.

Trincheira da Rua Guabirotuba: permitirá que a rua Guabirotuba passe por baixo da Avenida das Torres e formará o binário Chile/Guabirotuba. Entregue em outubro de 2013.

Quatro trechos de pavimentação foram relicitados no final de 2013 e estão em execução.
Previsão de entrega: maio de 2014

Obra: Linha Verde Sul
Descrição: obras entre o Terminal do Pinheirinho e a rua Isaac Ferreira da Cruz. Haverá ciclovia, iluminação, paisagismo e calçadas, além da ampliação do viaduto da Winston Churchill e Isaac Ferreira da Cruz.

Execução: 59%

Está sendo executado o trecho de 1,7 quilômetro, entre a Rua Isaac Ferreira da Cruz, no Pinheirinho e o Contorno Sul de Curitiba. As obras, iniciadas em julho de 2012, ficaram paralisadas até julho de 2013. Após uma nova licitação, foram retomadas. Quando concluída, a via terá dez pistas de rolamento, incluindo novas canaletas para ônibus.
Previsão de entrega: maio de 2014.

FOTO: Divulgação / Portal da Copa
Obra: Rodoferroviária
Descrição: reforma e modernização. Haverá, entre outras melhorias, nova área de embarque e praça de alimentação, ambiente climatizado, elevadores, escadas rolantes e adequação do sistema viário no entorno.

Execução: 60%

Já foi concluído o setor de embarque e desembarque interestadual. Iniciou-se processo de licitação para a escolha dos novos comerciantes permissionários. Estão em execução as obras de reforma do segundo bloco.

Neste mês, foram iniciadas obras viárias ao redor da Rodoviária, que permitirão novos acessos dos ônibus. Essa nova etapa, chamada de meta 2, terá um custo de R$ 5,1 milhões e é ordenada por uma segunda licitação.
Previsão de entrega: maio de 2014.

Obra: Avenida Marechal Floriano Peixoto
Descrição: primeiro lote prevê a revitalização de 1,8 km entre o Terminal do Carmo e o Terminal do Boqueirão. Haverá novo asfalto, calçadas, iluminação e ciclofaixa.

Quatro trechos de obras estão em execução. O primeiro trecho, entre os terminais Carmo e Boqueirão, está em fase final de execução. O segundo trecho é a reforma e alargamento do viaduto sobre a via férrea, após o terminal do Boqueirão. No início de agosto, começaram as obras nos dois últimos trechos de pavimentação: entre o terminal do Boqueirão e o viaduto e deste ponto até a divisa com São José dos Pinhais.
Previsão de entrega: maio de 2014.

Sistema Integrado de Monitoramento (SIM)
Descrição: Prevê a instalação de 89 câmeras e 44 painéis eletrônicos de informação nas ruas. Estão previstas também outras 622 câmeras para monitoramento dos terminais e estações tubo.  Já funcionam 14 painéis e 300 câmeras.

Execução: 89,5% de equipamentos instalados e 95,1% de conectividades instaladas

Câmeras de operação em terminais e estações-tubo – 622 (100 % instaladas e 519 conectadas ao sistema).
Câmeras de trânsito – 89 (100% instaladas e 83 conectadas ao sistema).
Painéis de trânsito – 44 (100% instalados e 32 conectados ao sistema).
Painéis do transporte coletivo – 694 (656 instalados e 614 conectados ao sistema).
Previsão de entrega: maio de 2014.

Adidas cancela venda de camisetas com conotações sexuais

Por João Vieira Neto
Pode isso, Adidas?
FOTO: Divulgação / Site Adidas
Após polêmica causada por uma linha de camisetas inspiradas na Copa do Mundo que retratam o Brasil com conotações sexuais, a Adidas anunciou nesta terça-feira que cancelou a comercialização dos produtos.

Segundo o comunicado divulgado, a empresa alemã “sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros e, por isso, anuncia que os produtos não mais serão comercializados”. No site americano da fornecedora, eram vendidas dois modelos de camisetas com imagens e frases remetendo a um possíveis interesses sexuais dos turistas.

A decisão ocorre pouco tempo depois de nota de repúdio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência quanto a “confecção de camisetas com ilustrações de cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil” e de insatisfação da presidente Dilma Rousseff.

Através do Twitter, Dilma esclareceu seu descontentamento. “O Brasil está feliz em receber turistas que chegarão para a Copa, mas também está pronto para combater o turismo sexual”.

Em entrevista ao jornal O Globo, Flávio Dino, presidente da Embratur, também revelou seu desprezo à campanha: “Não aceitaremos que a Copa seja usada para práticas ilegais, como o chamado turismo sexual. Lembramos que no Brasil há leis duras para reprimir abusos sexuais”, desabafou.

A Adidas é uma das principais parceiras a Fifa e é responsável pela fabricação da bola dos Mundiais.

Arena da Baixada será entregue antes do prazo da Fifa e tem jogo-teste marcado

Por Murilo Dias
O que uma bronca não faz...
FOTO: Divulgação/Atlético - PR
Os administradores da Arena da Baixada surpreenderam a todos e afirmaram que o estádio será entregue antes do prazo estipulado pela Fifa: 30 de abril. Após correr sério risco de perder a Copa do Mundo, a Arena da Baixada também divulgou a data do evento-teste.

Em entrevista coletiva, Luiz Volpato, coordenador das obras da Arena da Baixada, afirmou que o maior problema foi a falta de recursos para a continuação da construção. Assim, com a liberação de R$ 39 milhões, após a pressão da Fifa, as obras puderam ter sequência.

FOTO: Divulgação/Atlético - PR
 Com o avanço esperado, o Atlético-PR, dono do estádio, já marcou a data para a realização do evento-teste, outra exigência da Fifa: 23 de março. Porém, o adversário ainda não foi confirmado.

Como de praxe, operários que trabalharam na obra participaram da festa no evento-teste:

- Ainda não definimos quem irá jogar e nem decidimos como iremos fazer. Nossos operários serão convidados, assim como seus familiares – afirmou Mauro Holzmann, diretor de marketing do Atlético.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Felipão deixa Alan Kardec de fora e convoca Fred, Jô e Jefferson para amistoso

Por Murilo Dias
Mesmo perdendo pênaltis, Fred é seleção...
FOTO: Ricardo Matsukawa / Terra
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, divulgou o nome dos três jogadores que restavam para completar a lista para o amistoso contra a África do Sul, no dia 5 de março. Com a expectativa de Alan Kardec, Felipão não surpreendeu e listou Jô e Fred, além do goleiro Jefferson.

Apesar de não passar por sua melhor fase, o atacante Fred é o homem de confiança de Felipão. Inclusive, seu nome já foi confirmado na lista da Copa do Mundo. Por sua vez, Jô corria forte risco de ficar de fora, pois Alan Kardec, atacante do Palmeiras, passa por ótimo momento e tinha o apoio de grande parte da torcida e também de seu companheiro Valdívia.

Fred, Jô e Jefferson se juntam aos 16 atletas já convocados por Felipão. O técnico, inclusive, deu indícios de que a lista para a Copa está praticamente fechada.

É mais uma oportunidade para reunir o grupo, a última antes da convocação final da Copa do Mundo. Será um teste importante, com uma seleção africana, que recentemente venceu a Espanha, e um bom momento para conversar com os jogadores e a comissão técnica sobre o planejamento para a competição – afirmou o técnico ao site da CBF.

LISTA COMPLETA:
Goleiros
Julio Cesar (Toronto FC)
Jefferson (Botafogo)

Zagueiros
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Thiago Silva (PSG)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)
Rafinha (Bayern de Munique)

Meio-campo
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Paulinho (Tottenham)
Fernandinho (Manchester City)
Oscar (Chelsea)
Ramires (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Bernard (Shakhtar Donetsk)

Atacante
Hulk (Zenit)
Neymar (Barcelona)
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético-MG)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

No mesmo grupo de Espanha e Holanda, Valdívia acredita na força da seleção do Chile

Por Murilo Dias
Jorgito na Copa!
FOTO: LaNación
O camisa 10 da seleção do Chile, Jorgito Valdivia, em entrevista coletiva, reconheceu a dificuldade que sua equipe vai enfrentar na Copa do Mundo. O Chile está no grupo B ao lado de Holanda e Espanha.

- É um grupo muito difícil. Mas a nossa seleção já mostrou a qualidade que tem, possui jogadores em um momento incrível, jogando nos melhores times da Europa e aqui (no Brasil) também. Jogos se decidem nos jogos mesmo, como você se prepara, enfrenta a adversidade e luta para ganhar. – disse Jorgito.

Mesmo assim, Valdívia diz que as finalistas da última Copa estão preocupadas com os chilenos.

- Não será fácil, mas tenho certeza de que as outras equipes do grupo estão preocupadas com a nossa seleção”, declarou.


“El Mago” sonha com a Copa do Mundo e espera estar 100% para ser convocado. Antes da convocação final, Valdivia foi chamado por Jorge Sampaoli, técnico do Chile, para o último amistoso preparatório, no dia 5 de março, contra a Alemanha. 

Recife se recusa a receber evento oficial da FIFA e pode ser processado

Por Beatriz Baptista
Thierry Weil continua organizando Fan Fest
FOTO: FIFA
As FIFA Fan Fest são eventos realizados nas cidades-sede da Copa. Foram iniciados no Mundial da Alemanha e depois utilizados na África do Sul. Ali podem ocorrer shows, jogos, atrações culturais, sorteio de prêmios, porém, o preço chega a até R$20 milhões.

A cidade de Recife não quer pagar esse valor por julgar alto demais e a FIFA já disse que está disposta a ajudar as cidades em relação à isso, mas que o evento é obrigatório e se não aceitarem, serão processados.
Arena Pernambuco, belo estádio
FOTO: Divulgação
- É uma obrigação das cidades-sede realizar a Fan Fest. Está no contrato e há problemas legais caso não seja feita. Não decidimos o que podemos fazer porque ainda não aconteceu isso (a realização da Fan Fest) e espero que todas as cidades tenham a festa. - disse o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil.

De acordo com Thierry, o Fan Fest tem como objetivo transmitir os jogos e promover festa para os torcedores que não conseguiram ingressos. Sendo entrada gratuita, o motivo da FIFA é para que o povo aproveite.

- O nosso entendimento é que as pessoas dentro do Fan Fest devam ter a mesma sensação de quem está no estádio. - disse o diretor de marketing.

O Ministério da Defesa e Justiça também se preocupa com a ocorrência de manifestações no local do evento, por ser aberto ao público, mas a FIFA não está preocupada com a segurança, desde que os protestos não se excedam.

- Queremos pessoas na Fan Fest que estejam lá por boas razões, para ver o jogo, celebrar juntas e ter um bom tempo. Então se as pessoas vão por outro motivo, podemos ter problema, mas como no estádio podem acabar entrando, protestar, por isso temos de ter segurança. Uma pessoa não é ameaça, mas se é uma reunião de pessoas e a intenção delas não é somente protestar, é um problema de segurança. - completou Weil.

Papa irá gravar uma mensagem pela paz e contra o preconceito, temas da Copa

Por Copa Gov
O Papa é pop... e boleiro
FOTO: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (21.02), durante entrevista coletiva após encontro com o Papa Francisco, que pediu ao Santo Padre uma mensagem pela paz e contra o preconceito, que serão os temas da Copa do Mundo de 2014. Para Dilma, a presença do Papa no Brasil na Jornada Mundial da Juventude foi um momento de grande interlocução de espíritos em que o povo brasileiro mostrou sua generosidade e “abraçou” Francisco.

“Vim aqui porque a Copa do Mundo vai ocorrer no Brasil em junho e julho. E eu vim dizer para o Santo Padre que vamos fazer uma Copa com um tema muito importante. O tema é uma Copa pela paz e uma Copa contra o racismo”, afirmou. “O Papa concordou em gravar uma mensagem nesse sentido. É uma forma de mostrar que o futebol, ao congregar centenas de nações, criar um espírito de fraternidade e despertar tanta emoção, também é o momento para defendermos a paz e nos manifestarmos contra o preconceito, causas que unem todos os povos e religiões”, afirmou a presidenta.

Dilma presenteou o Papa Francisco com uma bola autografada pelo jogador Ronaldo, uma camisa da seleção brasileira autografada por Pelé e uma coleção de livros sobre a história dos jesuítas no Brasil. Ela também brincou com a rivalidade entre brasileiros e argentinos no futebol.

Brasil x Argentina
FOTO: Roberto Stuckert Filho/PR
“Fiquei feliz de estar aqui e necessariamente falamos a respeito dessa questão que, sempre que brasileiros e argentinos se encontram e falam sobre a Copa, é tocada: a questão de quem ganha a Copa do Mundo. A única coisa que pedi era que a neutralidade fosse mantida por parte do Santo Padre e assim a ‘Mão de Deus’ não empurrasse a bola de ninguém”.

Acolhimento
A presidenta disse que a ida do Papa ao Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude foi um momento muito importante para o Brasil.

“Acho que o Brasil mostrou ao Papa aquilo que tem de melhor, que é essa imensa generosidade do povo brasileiro, aquela capacidade de acolhimento. Acho que o Brasil abraçou o Papa e mostrou também que a contribuição do Papa é em termos dos valores que ele transmitiu naquele momento. Nós somos um Estado absolutamente laico. O Papa, como um chefe de Estado, foi recebido. Mas ele também teve esse papel inequívoco, que foi expressar valores, que são os valores da fraternidade, da solidariedade, da relação um com o outro de forma respeitosa. E mostrou a possibilidade de um grande congraçamento de pessoas com um grau de pacifismo imenso. Então foi um momento especial para o Brasil”.

Sobre a nomeação do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, como cardeal, a presidenta disse estar muito feliz com a indicação feita pelo Papa. Neste sábado (22), Dilma estará presente no consistório, cerimônia na qual o Santo Padre ordenará os novos cardeais.

“Eu fiquei muito feliz com a indicação de Dom Orani. Eu acredito que foi mais uma manifestação muito boa que o Papa teve em relação ao Brasil. Acho que a escolha do Dom Orani é uma escolha merecida. Dom Orani, além de ser um homem de fé, é uma pessoa com grande capacidade de solidariedade, que se interessa pelos movimentos sociais, pelos pobres. Então eu estou aqui inclusive para prestigiar a nomeação do Dom Orani como cardeal”.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Protesto contra Copa em SP é marcado por vandalismo e prisão de jornalistas

Por Murilo Dias
Alô, Tropa de Choque, está rolando um protesto...
FOTO: Bruno Santos/Terra
A frase “o protesto começou pacifico, mas terminou com prisões e vandalismo” já pode ser considerada uma das mais usadas nos últimos tempos. E foi o que aconteceu neste sábado, 22, em São Paulo, durante manifestação contra a realização da Copa do Mundo.

Cordão humano isola manifestantes presos
FOTO: Bruno Santos/Terra
Denominada “Não vai ter Copa”, o protesto tinha mais de 14 mil pessoas confirmadas em evento no Facebook, mas apenas mil, segundo estimativa da Polícia Militar, compareceram às ruas.

Tendo início por volta das 17h, na Praça da República, o protesto seguiu pelo centro de SP e seguia para a prefeitura da cidade, acompanhado por um grande número de policiais e sob vigilância do helicóptero Águia, também da PM.

Porém, a partir das 19h, o verdadeiro tom da manifestação foi determinado por mascarados, que começaram a depredar o centro da cidade, vandalizando orelhões e quebrando portas de vidros de agências bancárias. Usando bombas de efeito moral e prendendo grande número de manifestantes, a PM conseguiu controlar os ânimos, sem maiores danos.

Medo de ser reconhecido?
FOTO: Bruno Santos/Terra
Dentre os 120 presos, 5 jornalistas.* Paulo Toledo Piza, G1. Sérgio Roxo, O Globo; e Reynaldo Turollo; Folha de SP. Além dos fotojornalistas Victor Moryama, freelancer e Bruno Santos, do Portal Terra**. Segundo o Terra, seu fotógrafo foi ferido na perna e foi encaminhado a um hospital por policiais e sua câmera foi quebrada.

Ao menos 5 policiais e dois manifestantes foram feridos durante a manifestação. Por volta das 22h, a Avenida Paulista estava rodeada de policiais, que pareciam proteger agências bancárias e prédios públicos.

* Segundo o G1, seu repórter, Paulo Pizza foi liberado por volta das 19h20

** “A reportagem do Terra que cobria a manifestação questionou a PM sobre a detenção dos profissionais da imprensa e recebeu a informação de que os jornalistas detido teriam adotado práticas de manifestação típicas dos black blocs.

Aos gritos de "Não vai ter Copa", mil pessoas protestam no centro de São Paulo

Por Murilo Dias
Mais um protesto contra Copa...
FOTO: Gustavo Petró/G1
O centro da cidade de São Paulo foi palco de mais um protesto contra a Copa do Mundo na tarde deste sábado. Aos poucos, os manifestantes chegaram à Praça da Republica e gritando “não vai ter copa”, começaram a marchar.

Sob fraca chuva e olhares de policiais militares, os manifestantes encenaram um teatro ao ar livre, representando a “manipulação” da Copa do Mundo por parte da mídia. A estimativa da PM é de que mil pessoas participem do protesto.

Acompanhados pelo helicóptero Águia e por mil homens em terra, membros de partidos e estudantes se juntaram aos manifestantes. Até o momento não houve tumulto.

Valdívia diz que Brasil não está 100%, mas sonha com Copa e pede Kardec na seleção

Por Murilo Dias
Jorgito Valdívia, o craque da camisa 10
FOTO: Photosports
Camisa 10 do Palmeiras e da seleção do Chile, “Jorgito” Valdivia, como ele mesmo gosta de ser chamado, concedeu uma entrevista coletiva na Academia de Futebol, Centro de Treinamento do Verdão, nesta sexta-feira. Dentre os assuntos abordados, a estrutura do Brasil para sediar a Copa do Mundo e a possibilidade de Alan Kardec na seleção.

No Brasil desde 2014, sendo que já havia jogado entre os anos de 2006 e 2008 em solo brasileiro, sempre pelo Palmeiras, Valdívia conhece bem a situação do país. Passando por situações preocupantes, como um sequestro, em 2012, “O Mago” faz um alerta:

A estrutura do país para receber a Copa do Mundo não está 100%. São Paulo tem muito trânsito, tem aeroporto que não está pronto, centro de treinamento também. O fato de a seleção da Alemanha construir um CT próprio (na Bahia) mostra que para eles não há estrutura necessária para ficar um mês no país – disse o chileno.

Sobre seu companheiro Alan Kardec, Valdívia confia na convocação. Por conhecer Felipão – trabalharam juntos no Palmeiras durante os anos de 2011 a 2013 – o Mago diz que Kardec é artilheiro e provou que merece uma chance.
Kardec e Mago
FOTO: Folhapress
- Pelo o que o Kardec tem feito, ele merece uma chance, sim. É matador. Pelo o que conheço do Felipão, ele tem chance de ser convocado. Tomara que sim, para ser mais um do Palmeiras na Copa. Pelas qualidades e pelo momento, o Kardec merece.

Sonhando com a Copa do Mundo, mesmo sem conseguir brilhantes atuações pela seleção chilena como consegue pelo Palmeiras, Valdívia espera ser convocado para atuar no Mundial.

O chileno foi chamado para o amistoso preparatório contra a Alemanha e todos contam com sua presença na Copa de 2014.

- Gostaria de falar (que estou garantido), mas ainda não está nada definido. Quero melhorar para isso. Para disputar uma Copa, tem de estar 100%. O nível de disputa que a nossa seleção tem é muito grande. O meu sonho é disputar a Copa aqui no Brasil e espero que se torne realidade. – finalizou.