Por João Vieira Neto
Pode isso, Adidas? FOTO: Divulgação / Site Adidas |
Após
polêmica causada por uma linha de camisetas inspiradas na Copa do Mundo que
retratam o Brasil com conotações sexuais, a Adidas anunciou nesta terça-feira
que cancelou a comercialização dos produtos.
Segundo
o comunicado divulgado, a empresa alemã “sempre acompanha de perto a opinião de
seus consumidores e parceiros e, por isso, anuncia que os produtos não mais
serão comercializados”. No
site americano da fornecedora, eram vendidas dois modelos de camisetas com
imagens e frases remetendo a um possíveis interesses sexuais dos turistas.
A
decisão ocorre pouco tempo depois de nota de repúdio da Secretaria de Direitos
Humanos da Presidência quanto a “confecção de camisetas com ilustrações de
cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil” e de insatisfação da
presidente Dilma Rousseff.
Através
do Twitter, Dilma esclareceu seu descontentamento. “O Brasil está feliz em
receber turistas que chegarão para a Copa, mas também está pronto para combater
o turismo sexual”.
Em
entrevista ao jornal O Globo,
Flávio Dino, presidente da Embratur, também revelou seu desprezo à campanha:
“Não aceitaremos que a Copa seja usada para práticas ilegais, como o chamado
turismo sexual. Lembramos que no Brasil há leis duras para reprimir abusos
sexuais”, desabafou.
A
Adidas é uma das principais parceiras a Fifa e é responsável pela fabricação da
bola dos Mundiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário