quarta-feira, 5 de março de 2014

Com estreia sem brilho de Diego Costa e frango de Buffon, Espanha vence Itália

Por Murilo Dias
Foto do tamanho do jogador. Futebol, gigante
FOTO: AFP
E deu La Roja... La Furia. “Os vermelhos”... que jogaram de preto ganharam da Itália por 1 x 0, jogando no Estádio Vicente Calderón, em Madrid. Estádio este que é do time de Diego Costa, que estreou pela Espanha nesta quarta-feira, mas não mostrou a que veio.

Em seu já conhecido jeito de jogar, a Espanha dominou a posse de bola durante os 90 minutos de jogo. Em seu já conhecido jeito de jogar, a Itália se fechou na defesa e conseguiu, até certo ponto, suportar a pressão espanhola.

Os melhores
FOTO: AFP
Jogando com Casillas; Azpilicueta, Javi Martínez, Sergio Ramos, Jordi Alba; Thiago, Busquets, Fàbregas; Pedro e Diego Costa, a Espanha estreou seu segundo uniforme na partida. E parece que a versão preta e verde dos espanhóis não trouxe o mesmo bom futebol.

Mesmo trocando muitos passes, como de costume, os espanhóis eram pouco perigosos ao gol de Buffon. Quem teve a primeira chance de gol, inclusive, foi a Itália, com cruzamento fechado de Cerci, que chegou a tocar no travessão de Casillas.

Bem fechada em sua defesa, a seleção italiana absorveu todo e qualquer tipo de ataque espanhol. Iniesta era bem marcado, Diego Costa seguia apagado e só Pedro chegou a assustar, com um chute de fora da área, mas sem muito risco. Aos 21 minutos, Iniesta arriscou também de longe e obrigou Buffon a se esforçar um pouco mais.

Outra chance perigosa para a Italia saiu aos 28 minutos da primeira etapa, com boa jogada de Osvaldo, que invadiu a área pelo meio da defesa da Espanha e tirou de Casillas. Tirou tanto que mandou a bola para fora.

Com 67% de posse de bola da Espanha contra 33% da Itália, o primeiro tempo da partida acabou sem muitas emoções. Para mudar a cara do jogo, ambos os técnicos mudaram bastante suas equipes no intervalo.

Do lado espanhol, Vicente Del Bosque lançou a campo Xabi Alonso, Víctor Valdés e David Silva nos lugares de Busquets, Casillas e Fabresgas. Por parte da Itália, Abate e Pirlo entraram para a saída de Maggio e Criscito.

As mudanças fizeram efeito e logo aos 5 minutos do segundo tempo, David Silva, destaque espanhol, recebeu na entrada da área e deu ótimo passe para Thiago. Buffon teve que sair rapidamente do gol para evitar que a Espanha abrisse o placar. Segundos depois, novamente David Silva aparece perigosamente e desta vez ele mesmo finaliza, mas para fora, assustando a seleção da Itália.
Seguindo com maior posse de bola, os espanhóis viram Pirlo dar nova cara ao meio da Itália. Mas nem ele, nem a entrada de Giaccherini na saída de Thiago Motta impediram David Silva a tabelar com Iniesta e a bola sobrar para Pedro, dentro da sólida defesa italiana.

Valeu a pena?
FOTO: AFP
O pensamento da Azurra é o seguinte: passou dos volantes, temos os zagueiros. Passando dos zagueiros, há Buffon. Pois bem. Volantes ultrapassados com tabela Iniesta – David Silva. Zagueiros perdidos no bate-rebate e bola com Pedro, cara a cara com Buffon, que não agarrou o fraco chute, que passou por baixo de seu corpo. Espanha 1 x 0 Itália.

A partir daí... nada mudou. Ou melhor, a Espanha mudou, com as entradas de Albiol e Jesús Navas, nos lugares de Iniesta e Sergio Ramos. A Itália só conseguiu boas chances nas bolas paradas de Pirlo. Em cobrança de falta, o volante italiano cruzou a bola na área Valdés sai mal e Itália quase empata.

Buscando o gol, Destro e Immobile entraram na saída de Osvaldo e Cerci, porém pouco fizeram. Com a marcação avançada e pressão na saída de bola, a Espanha dominava o jogo sem dificuldade.

Diego Costa, uma das maiores atrações da noite, seguiu apagado até os 35 minutos, quando recebeu na direita e chutou cruzado, vendo a bola passar perto do gol. Poderia ter sido ele o substituído por Santi Cazorla, mas Del Bosque optou por tirar Pedro. 

E Cazorla quase ampliou o placar ao receber ótimo passe de David Silva, entra pela esquerda e chutar perto do gol.

A Itália ainda assustou nos últimos momentos da partida em escanteio cobrado por Pirlo e mais uma saída estranha de Valdés, porém não conseguiu marcar e acabou perdendo a partida.

Ambas as seleções enfrentarão grupos complicados durante a Copa do Mundo de 2014. Espanha, no grupo B, encara Holanda, Chile e Austrália. Itália, por sua vez, joga contra Uruguai, Inglaterra e Costa Rica no grupo D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário