sábado, 29 de março de 2014

Neymar e Dani Alves são alvos de racismo na Espanha

Por Beatriz Baptista
Isso a Espanha não mostra
FOTO: AFP photo/Porchai Kittiwongsaku
No último jogo do Barcelona, neste sábado (29), dois brasileiros sofreram racismo da torcida adversária do Espanyol. Os atos de discriminação foram praticados com imitações de macacos e o lançamento de uma casca de banana em campo. Daniel Alves e Neymar eram os únicos negros do Barça.

De acordo com o site do Estadão, os principais jornais espanhóis não divulgaram a informação, só uma foto da casca de banana foi postada pelo site Sphera Sports Channel.

Os torcedores espanhóis têm um longo currículo quando o assunto é racismo no futebol. Daniel Alves, por exemplo, já sofreu quando jogava contra o Real Madrid. Na época, ele dizia que discutir esse assunto era uma “guerra perdida”:

Olha a banana...
FOTO: Alex Caparros/Getty Images
- É uma lástima, porque se não forem tomadas medidas mais drásticas isso continuará ocorrendo. – disse o lateral-direito.

Neymar, que foi substituído com vaias, já sofreu outras duas vezes. Em 2011, contra a seleção da Escócia, um alemão arremessou uma banana também. E em 2012, ainda no Santos, contra o Bolívar, os bolivianos fizeram o mesmo que os espanhóis.

No fim, o Barcelona venceu por 1 a 0 o time do Espanyol, com um gol de pênalti do Messi, convertido pelo Neymar. Após o jogo, torcedores do time vencido participaram de confrontos ao redor do estádio Cornellà-El Prat.

Se a direção do time for responsabilizada por tais atos, o time pode perder o direito de fazer jogos como mandante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário