Por Portal da Copa
A galera está chegando FOTO: Portal da Copa |
As 12 cidades-sede da
Copa intensificaram as atividades para atender melhor o turista que viajará
pelo país durante o Mundial. Entre as ações com apoio do Ministério do Turismo
estão novos profissionais especializados em prestar informações turísticas, além
de centros de atendimento ao visitante, em unidades fixas e itinerantes.
Totens eletrônicos já
estão à disposição do turista no aeroporto internacional Pinto Martins, em
Fortaleza, com informações em até seis idiomas. Também estarão disponíveis
estruturas móveis de atendimento, em contêineres adaptados.
Em São Paulo, a
novidade será o atendimento móvel: ao redor da Arena Corinthians estarão
circulando, durante os jogos, profissionais a bordo de cinco patinetes
elétricos. O objetivo é distribuir mapas e informações aos torcedores que
passarem pelo local. São Paulo também terá um telefone para atendimento ao
turista: o 156, entrará em operação a partir de abril.
Em Brasília, a
expectativa é que sejam instalados mais quatro Centros de Atendimento ao
Turista, os CATs, com profissionais preparados para oferecer informações sobre
a cidade, distribuir mapas e sugerir roteiros turísticos, além de outras duas
estruturas móveis. Hoje a cidade dispõe de três CATs em funcionamento: na Praça
dos Três Poderes, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek e na
Rodoviária Interestadual.
Ao investir na
comunicação com o turista, o Ministério do Turismo (MTur) atende a uma das
principais reivindicações dos estrangeiros que visitaram o país durante a Copa
das Confederações: melhorar o atendimento em língua estrangeira.
Durante o torneio,
metade dos turistas estrangeiros que visitaram o país manifestaram dificuldades
em se comunicar, segundo pesquisa do MTur, feita em parceria com a Fundação
Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). No período, foram entrevistados 1.338
turistas estrangeiros em aeroportos brasileiros.
A pasta está
investindo R$ 22,3 milhões na construção e reforma de 90 Centros de Atendimento
aos Turistas (CATs) em estados-sede da Copa do Mundo. Atualmente o país tem 96
deles instalados pelos principais centros receptores de turistas. A ação é uma
parceria com estados e municípios, que investem mais R$ 2,3 milhões.
Atender bem ao turista
é uma das missões do Ministério do Turismo – e algo que se tem feito com
primor, como revelam duas pesquisas recentes, feitas com turistas que estiveram
no país por ocasião da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da
Juventude. Em linhas gerais, o nível de satisfação com os serviços turísticos
no país alcançou níveis acima de 90%, de modo que a maioria pretende voltar ao
país.
Onde estão alguns
novos CATs:
São Paulo - Cinco
patinetes e três vans, além de um novo CAT no aeroporto de Congonhas.
Brasília - Serão
instalados mais quatro CATs fixos e dois móveis, um deles na Torre Digital, um
no Setor Hoteleiro Sul, um no Setor Hoteleiro Norte e outro na Torre de TV.
Fortaleza - Três
totens eletrônicos no aeroporto internacional para fornecer informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário